“Xara an Flor”

PUB.

Ter, 31/05/2005 - 16:46


Ainda mais concorrido e animado que o do ano passado - já que, por ser o primeiro, também foi um certo ensaio - no dia 22, 4.º domingo primaveril deste Maio/2005, a gente de Palaçoulo lançou-se, em força, ao que foi denominado “Segundo passeio pedestre Xara an Flor”.

Organizado pela Caramonico – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Palaçoulo, o grupo de aderentes partiu da sede da associação pela fresca de manhã radiosa e convidativa a caminhada conjunta, através de percurso que a natureza dotou de admirável variedade faunística, por campos, ribeiros, antigos caminhos e carreirões, que outrora formigavam de gente, assim como de animais de carga ou sela, por onde os carros de vacas mirandesas e de outros animais chiavam para “acá i para alhá”, numa azáfama rural que passou e não deixou sobrevivência. Evocando topónimos deveras característicos, a par de interessantes episódios nos locais da sua antiga ocorrência, a entusiástica comitiva foi também descobrindo e apreciando, com o que deparava ante seus olhos e as explicações vivenciais de veteranos ainda sobreviventes, ao longo da ribeira de Tertulhas, o que resta dos seus antigos seis moinhos e do pisão, designadamente dos moinhos de Infan, Peinha Senara e Cameirones.

Albufeiras pitorescas

Depois de passar ao longo das presas e suas pitorescas albufeiras, atingiu-se a meta e fez-se aprazível paragem, para compartilhar o farnel que cada um transportou, em aprazível convívio, ainda mais animado quando o Tó, com a sua gaita de foles, o Artur com o bombo , o Igor, com o repenicar da sua caixa e o Domingos com o realejo, se lançaram (então sim !) a animar ainda mais a “malta”. E toca-se e dança-se o “repasseado”, o “Tengo Geriboilas”, “Senhor Galandum”, “Bai, Pedro, Bai”, “L Pingacho” e mais e ainda mais. Também muito se cantou e mais se farreou, naquele espaço edénico, talhado para aprazível turismo rural, digno de figurar em adequado roteiro turístico, assim como todo o percurso deste inolvidável “II Passeio a Pie Xara an Flor”.
Depois do regresso, “quaijeque a horas de cena”, o lanche conjunto, no Parque Merendeiro do “Spineiro” foi mesmo “a la maneira de acá, todo buôno i todo de la nuôssa tiêrra”, também a reclamar parabéns para o Gualdino, presidente, como para todos os restantes membros da Direcção, briosos jovens, que superaram o as expectativas, assim como o conteúdo desta breve notícia.
“Pa l’ anho tornaremos a tornar, se Dius mos dir bida i salude” !

J.F.