Vinho de Freixo premiado

PUB.

Ter, 21/06/2005 - 15:09


A Adega Cooperativa de Freixo de Espada à Cinta (ACFEC) arrecadou duas medalhas de ouro no X Concurso de Vinhos, promovido pela Casa do Douro.

Entre os vinhos premiados está uma qualidade de vinho branco da reserva Montes Ermos de 2004, que já se encontra no mercado. Quanto ao vinho tinto, foi distinguida uma reserva que se encontra a estagiar em barricas de carvalho francês, para ser colocado no mercado já no próximo ano.
Esta reserva poderá ser uma grande revelação em termos vinícolas, uma vez que estarão à disposição dos apreciadores cerca de 25 mil garrafas, produzidas a partir de castas das melhores qualidades da região do Douro Superior.
Segundo o presidente da ACFEC, José Santos, estes prémios são o reconhecimento de todo o trabalho e investimento que se tem feito na adega cooperativa, nos últimos anos.

Cooperativa investe
na qualidade

Estes investimentos rondam já os 2,25 milhões de euros, que contribuíram para a renovação de todo o equipamento de vinificação e engarrafamento.
Entretanto, o responsável sublinha que os prémios arrecadados neste concurso representam uma das fases “ topo” da cooperativa, uma vez que já tinha arrecadado várias medalhas de prata, não só em Portugal como no estrangeiro.
E como não só a boa qualidade de matéria primas faz um bom néctar, a ACFEC apostou em técnicos experientes e exigentes e pessoal classificado, para trabalhar nas vindimas e obter num produto de qualidade.
José Santos, contudo, está esperançado que a adega a que preside venha a alcançar mais prémios, já que os vinhos da Região Superior do Douro são dos melhores e da mais antiga Região Demarcada do Mundo.
Recorde-se que a adega de Freixo começou a vender vinho engarrafado em 2001, depois de um período de reestruturação interna, visto que, inicialmente, apenas vendia vinho a granel.