VILARINHO mostra folar ao vivo

PUB.

Ter, 22/03/2005 - 16:58


A aldeia de Vilarinho de Agrochão, no concelho de Macedo de Cavaleiros, foi palco da IV Feira do Folar, que decorreu no passado fim-de-semana. A iniciativa contou com 40 expositores de folar, doçaria regional e folar, oriundos daquele município e de outros concelhos limítrofes.

A feira foi organizada pela Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e Junta de Freguesia de Vilarinho de Agrochão com vista a divulgar a gastronomia local e melhorar a oferta turística. A organização pretendeu, também, sensibilizar os empresários do sector e artesão para a valorização dos seus produtos, de forma a incentivar a produtividade e a comercialização.
Além da animação musical e da tasquinha com serviço permanente, a Feira que decorreu no largo de Vilarinho de Agrochão contou com a confecção de folar ao vivo, para os visitantes provarem e verem como se faz esta iguaria própria da Páscoa.
Aldina de Jesus Cabeça foi uma das participantes que confeccionou folar no recinto da feira. Esta produtora da aldeia da Amendoeira, no concelho de Macedo, já é repetente no certame e mostrou-se satisfeita com os resultados. “Para ser uma feira numa aldeia, até tem corrido bem”, defendeu a produtora, que equipou o stand com um forno, a fim de cozer o folar.
Aldina de Jesus vive da produção de fumeiro numa cozinha tradicional e possui um estabelecimento em Macedo, onde comercializa fumeiro de porco bísaro, pão caseiro, compotas, azeite e queijos caseiros.
É com este leque de produtos que percorre Portugal de lés a lés, participando em certames de referência como a Agro Braga, onde a produtora esteve recentemente.
“Nesta zona só participo neste aqui em Vilarinho, mas, do Minho ao Algarve, vou a vários”, salienta Aldina de Jesus.