VILA BOA sem telefone

PUB.

Ter, 12/07/2005 - 16:26


Os habitantes de Vila Boa, no concelho de Vinhais, queixam-se das ligações telefónicas, que chegam a estar avariadas durante quinze dias ou um mês.

Segundo os populares, basta uma pequena trovoada para os telefones deixarem de tocar.
A última aconteceu há cerca de um mês, mas as ligações avariadas só foram restabelecidas na semana passada.
No leque de residências afectadas figura o lar de Idosos do Centro Social e Paroquial de Vila Boa, onde o fax ainda não funciona.
Os habitantes da aldeia sentem-se maltratados pela Portugal Telecom (PT) e dizem-se injustiçados por terem de pagar a assinatura do telefone na totalidade, apesar das avarias em metade do mês.
Por isso, são cada vez mais as pessoas da aldeia que estão a abandonar a rede fixa da PT. “Há pessoas que estão a dar baixa do telefone fixo e que recorrem aos telemóveis para estarem contactáveis, até porque a rede Optimus tem aqui uma boa cobertura”, explica Tozé Vale, funcionário do Lar de Idosos.

Abaixo-assinado

As queixas sucedem-se e a população vai avançar com um abaixo-assinado para enviar à PT, exigindo um serviço eficaz na aldeia.
Os cidadãos afectados dizem-se revoltados com a empresa, que ainda não explicou aos clientes as razões das avarias. “Não dizem nada, mas pensamos que as instalações são antigas e o número de pessoas com telefone, cerca de 60, é superior à capacidade das ligações existentes, pelo que devia ser tudo substituído, em vez de andarem com emendas e acrescentos”, sustenta Tozé Vale.
Dadas as circunstâncias, a Internet em Banda Larga tarda a chegar à freguesia, apesar das necessidades do Lar de Idosos, da Junta de Freguesia e duma empresa de fumeiro ali instalada. Em todos os casos existe receio de contratar o serviço e passar duas semanas sem telefone, mas pagando sempre a assinatura telefónica e o serviço de ADSL na totalidade.
Mas, os problemas não se registam, apenas, em Vila Boa. Na aldeia vizinha de Ousilhão as avarias também acontecem, pelo que o tom das críticas é semelhante.
“Quando não está avariado, faz um barulho que não se consegue ouvir nada”, garantem membros da população.
Apesar dos esforços, não foi possível obter uma reacção da PT acerca desta matéria.