A vida em liberdade

PUB.

Ter, 31/05/2005 - 16:41


“A libertação do Homem pelo Homem” é o título da obra de Amílcar Martins, que compila várias reflexões sobre a vida em sociedade e em liberdade.

O autor deste livro lembrou os episódios diários em que se encontrava “entre a espada e a parede”, para dar asas ao pensamento e reflectir sobre os limites da liberdade de cada cidadão.
Segundo Amílcar Martins “expressar a liberdade através de pensamentos não é uma tarefa fácil”, mesmo assim o autor passou para o papel a sua filosofia sobre esta temática.
“ Não quer dizer que o meu pensamento seja igual ao de Sócrates ou de Descartes, pois os pensamentos são objecto de transformação e ao mesmo tempo motivo de crítica. Espero que quem ler o meu livro reflicta sobre este tema e transforme os seus pensamentos de uma forma positiva”, afirmou o escritor.
Portugal vive em liberdade há 31 anos, por isso Amílcar Martins deu asas à imaginação e cantou a sua liberdade de “A” a “Z”.
O escritor decidiu dedicar a sua obra ao povo português, por ter escolhido viver em liberdade, ao 25 de Abril e aos primados da revolução e àqueles que sempre enalteceram o País e continuam a fazer a sua história.

“A minha liberdade começa
onde acaba a tua liberdade”

As gerações vindouras, “ a quem compete cumprir a liberdade e fazer a história, o século XXI e o futuro” e a liberdade daqueles que rodeiam o autor também mereceram uma atenção no livro.
“Como homem livre, sabendo que a espada existe, face à injusta parede da justiça, então prefiro a espada à parede!”. Este foi o primeiro pensamento, baseado, segundo o autor, numa frase de António Guterres aquando da sua demissão, que desencadeou uma série de pensamentos livres.
Na óptica de Amílcar Martins a expectativa do livro é grande, uma vez que transmite uma mensagem de liberdade, ao mesmo tempo que “é um amigo”.
A obra deste escritor, natural de Santulhão, no concelho de Vimioso, já foi apresentada na Amadora a 18 de Abril, dado que Amílcar Martins é presidente da Junta de Freguesia de S. Brás. O trabalho vai ser, novamente, apresentado na Feira do Livro de Bragança, em Junho.