VALPAÇOS promove folar tradicional

PUB.

Sex, 18/03/2005 - 12:41


Os diferentes sabores e saberes das terras transmontanas vão rechear a Feira do Folar

Divulgar a gastronomia e a cultura das terras valpacenses, com vista ao desenvolvimento da região, é o principal objectivo da Feira do Folar, que se realiza no próximo fim-de-semana. A sétima edição da Feira do Folar, Produtos da Terra e seus Sabores, que decorre de 18 a 20 de Março, vai apostar na exposição de seis sectores distintos.
O folar industrial e artesanal, os produtos típicos caseiros, como a castanha, as compotas, o mel, doces, fumeiro, entre outros produtos regionais e a comida tradicional transmontana vão fazer parte do cenário do certame.
A Feira, que foi apresentada em conferência de imprensa na passada quarta-feira, vai contar, ainda, com a mostra do Mercado Social de Emprego da União das Misericórdias Portuguesas e com um pavilhão institucional. Este ano, a iniciativa renovou a imagem, para proporcionar aos visitantes o melhor acolhimento nas terras transmontanas.
A par deste evento, também vai ser realizado o segundo Raid na Rota do Folar, com a participação das Motos TT, Jeeps e os históricos Citroën 2CV, que vão percorrer os trilhos da região.
No âmbito deste certame vai decorrer, ainda, o terceiro Passeio de Cicloturismo na Rota do Folar.
A Feira vai contar com a animação de grupos tradicionais e com a prova do folar e da gastronomia do concelho.