Unidos pela Fé

PUB.

Ter, 12/07/2005 - 15:43


A praia fluvial da Congida, em Freixo de Espada à Cinta, foi o local eleito para a realização do V Encontro das Paróquias do concelho, que decorreu anteontem.

Esta iniciativa, organizada pela Câmara Municipal, surgiu há cinco anos, com o objectivo de permitir uma sociabilização e confraternização entre todos os paroquianos da área envolvente ao concelho de Freixo de Espada à Cinta.
Este encontro reuniu pessoas, oriundas de aldeias do concelho, desde Ligares, a sul do concelho, a Lagoaça, que marca o limite do Planalto, que procuraram conviver e fazer amizades.
Foram muitos aqueles que fizeram questão de marcar presença neste encontro, onde, após a recepção da palavra de Cristo, compartilharam entre si uma merenda, confeccionada à moda caseira, levada por cada freguesia.

Convívio mobiliza participantes

De acordo com o município freixenista, esta é a única actividade deste género realizada no distrito de Bragança, que tem consigo um vertente religiosa com um forte significado para a Fé.
Este ano, o evento teve como princípio o lema “unidos pela Fé e Solidários na Amizade”. As cerimónias foram presididas pelo Bispo da Diocese de Bragança- Miranda, D. Montes Moreira.
Finda a celebração religiosa e terminada a refeição, as atenções viraram-se para a actuação da Banda Musical de Freixo de Espada à Cinta, que, depois de ter acompanhado a sessão religiosa, presenteou as cerca de duas mil pessoas presentes, com uma actuação de 45 minutos.
Para o ano fica a promessa de mais um encontro e motivação para repetir foi coisa que não faltou aos participantes.