Unidade Móvel de quê?

PUB.

Ter, 10/05/2005 - 15:24


Há habitantes de aldeias do concelho de Mogadouro que nunca ouviram falar na Unidade Móvel de Saúde (UMS) e que ainda não utilizaram o equipamento.

A presidente da Junta de Freguesia de Sanhoane, Joaquina Mariano, faz parte do leque de autarcas que, na última Assembleia Municipal de Mogadouro, pôs em causa a eficácia da UMS. “Na minha freguesia a Unidade Móvel ainda só fez uma visita”, garante a responsável, que considera a UMS uma boa aquisição, mas lamenta a maneira com está a ser posta ao serviço dos cidadãos.
Joaquina Mariano garante que a população da freguesia “esperava mais dos serviços prestados pela UMS” e considera que a equipa de enfermagem que integra a Unidade móvel deve ser acompanhada por um médico. “Continua a haver doentes crónicos que têm de se deslocar ao Centro de Saúde de Mogadouro só para actualizar o receituário, por exemplo”, lamenta a autarca.
Para que a UMS não continue a passar despercebida, Joaquina Mariano defende “mais acções de sensibilização que permitam aos utentes conhecer os serviços da Unidade Móvel”.
A UMS de Mogadouro foi criada há um ano e resulta duma parceria entre a Câmara Municipal, a Santa Casa da Misericórdia e a Administração Regional de Saúde do Norte.

Centro de Saúde responde com números

O objectivo do equipamento é a prevenção da saúde, bem como a prestação de cuidados de enfermagem à população, principalmente à mais idosa e com dificuldades de acesso ao Centro de Saúde de Mogadouro (CSM).
Confrontado com as críticas veiculadas durante a Assembleia Municipal, o director do CSM, Henrique Mora, prefere justificar as situações com números.
De acordo com o responsável, a UMS já fez 2.521 visitas domiciliárias de enfermagem, sendo 2.297 curativas e 224 de prevenção e promoção da saúde. “Foram abrangidas todas as aldeias do concelho”, afirma o clínico.
Para o segundo ano de acção, a UMS vai actuar na área da vacinação e despiste de patologias, bem como na triagem de utentes que não vão ao CSM há mais de um ano.
Segundo Henrique Nora, foi definido um plano de acção que está a ser cumprido, estando uma enfermeira encarregue de coordenar os cuidados de saúde na comunidade.
Além das visitas às ladeias, os dados do CSM neste primeiro ano de funcionamento da UMS apontam para a realização de 138 sessões de Educação para a Saúde, onde figuram temas como Prevenção de Infecções, Hipertensão Arterial, Diabetes e Tuberculose, entre outros assuntos.