Transportes urbanos chegam a Mirandela

PUB.

Ter, 31/05/2005 - 16:06


Até final do ano, os habitantes de Mirandela podem experimentar gratuitamente o novo Serviço de Transportes Urbanos (STUM).

O sistema, para já, conta com apenas um autocarro de 30 lugares (18 sentados e 12 de pé), ao qual se juntará um segundo no próximo mês de Julho.
A ideia é criar uma Linha Azul, onde a passagem de cada autocarro não demore mais de quinze minutos. O percurso abrange a rua da República, rua das Amoreiras, Hospital de Mirandela, Ponte Europa, Escola Secundária e Piscina Municipais, zonas onde o primeiro autocarro do STUM começará a circular a partir de quarta-feira.
O sistema será gerido, até final do ano, pela Câmara Municipal de Mirandela (CMM), mas a exploração dos transportes urbanos deverá ser alvo da constituição duma empresa semi-pública. “Nesta fase inicial vamos investir 200 mil euros e, depois do período experimental, constitui-se a empresa de transportes”, explicou o presidente da CMM, José Silvano.

Associações servidas
ao fim de semana

Segundo ao edil, o projecto contempla um serviço de transportes semi-público que, para além do centro da cidade, vai cobrir zonas com mais de mil habitantes, como é o caso de Golfeiras, Carvalhais e Vila Nova.
As duas últimas serão as primeiras a ver passar os autocarros urbanos quatro vezes ao dia, com viagens de ida e volta de manhã e de tarde.
Por outro lado, o tipo de autocarro que foi adquirido permite facilitar a vida das associações culturais e desportivas do concelho. “Ao fim de semana, os dois autocarros serão postos aos serviço das associações, porque a viabilidade da futura empresa de transportes também passa por aí”, defende José Silvano.
Para complementar o serviço dos dois veículos, a CMM apresentou uma candidatura à Direcção-Geral de Transportes Terrestres (DGTT), tendo em vista a aquisição de mini-autocarros eléctricos. O objectivo do projecto, que aguarda luz verde da DGTT, é servir a zona mais antiga da cidade, onde as ruas são mais estreitas.