Transmontano agraciado com Comenda Internacional

PUB.

Ter, 03/05/2005 - 17:21


Carlos Nestal, natural de Frechas, concelho de Mirandela, acaba de ser agraciado com a Comenda da Ordem Internacional do Mérito do Descobridor do Brasil Pedro Álvares Cabral.

Esta Comenda foi constituída em 1968, em São Paulo – Brasil, e está oficializada pelos dois estados irmãos e lusófonos, tendo como finalidade comemorar o V Centenário do nascimento do navegador português.
Neste sentido procura distinguir personalidades nacionais e estrangeiras, cujos méritos de honra e de trabalho, ao serviço da solidariedade e cooperação entre povos e culturas, devam ser perpetuadas para conhecimento das gerações vindouras. No leque de personalidades já agraciadas constam nomes como Ramalho Eanes, António Guterres e Ribeiro de Almeida, entre outros.
A cerimónia de entrega da comenda teve lugar no passado dia 26 de Abril, na Igreja de S. Tiago, Panteão da Família Cabral, em Belmonte, terra natal do navegador Pedro Álvares Cabral. A sessão foi presidida pelo embaixador do Brasil em Portugal, António Pães de Andrade, também ex-Presidente do Brasil.
Carlos Nestal é advogado com escritório em Santarém, dirigente concelhio e distrital do Partido Socialista escalabitano, diz-se um mirandelense convicto, dos sete costados e coração.
O comendador nasceu em Frechas a 16 de Fevereiro de 1973, onde residiu até Setembro de 2000. Nesse ano rumou de malas e bagagens para Santarém, onde constituiu família e exerce a advocacia.
Antes de rumar à capital escalabitana, o jovem jurista estudou em Mirandela, onde também foi professor, quando estava em finais do curso de Direito e estágio. E, enquanto frequentava o ensino universitário fora da sua terra, não deixava de regressar durante os fins-de-semana e férias.
Em Mirandela, destacou-se como estudante e dirigente político juvenil, conseguindo uma notoriedade e deixando, por isso, saudades.