Tradições Celtas em Sendim

PUB.

Ter, 12/07/2005 - 16:08


A vila de Sendim vai receber, pela sexta vez consecutiva, o Festival Intercéltico. O início do evento está marcado para dia 5 de Agosto e vai prolongar-se durante o fim-de-semana.

Trata-se de “um evento que consagra as musicas folk e tradicionais” e tem vindo a reunir cerca de cinco mil pessoas por edição, naquela vila transmontana.
Para este ano, a organização, que engloba a Associação Mirai Q’ Alforges e o Centro de Música Tradicional “Sons da Terra”, espera, pelo menos, o mesmo número de visitantes do ano passado
Nesta edição, a programação, a mais cara de sempre em termos de cachet´s, foi estruturada com base no conceito de territórios ibéricos, procurando, deste modo, potenciar as relações de proximidade intercultural com diversas regiões espanholas.
Para este evento, foram privilegiados grupos que utilizam os repertórios próprios dos bailes tradicionais, como ponto de partida “para reinterpretações musicais marcadas pelos horizontes expressivos duma modernidade dialogante com os mais diversos géneros musicais”.
O Festival Intercéltico vai ter palcos espalhados um pouco por toda a localidade, uma mudança em relação ao ano anterior.
As terras vizinhas Castelhano-leonesas vão estar representadas por um septeto, liderado por Eliseo Parra, que vai ser reforçado por um quarteto barcelonês de percussão, denominado, Tectete, e pelo grupo La Bruja Gata.

Música portuguesa e espanhola

Das terras galegas vai chegar o quinteto do gaiteiro Xosé Manuel Budino, um irrequieto e inquieto cultor dos mais diversos estilos musicais, que sem nunca perder o norte, o seu estilo musical assenta nas raízes tradicionais da sua terra natal.
As Astúrias estarão amplamente representadas pelo jovem grupo N’ARBA, considerado como uma das mais importantes formações da frente de renovação da folk asturiana, e pela contagiante música de La Bamndinal ’l Tombo. O colectivo asturiano Nun Tris Teatro, constituído por oito actores e quatro músicos, também vai incendiar o largo da igreja, com um surpreendente Ritual Mágico. De terras um pouco mais remotas na geografia Ibérica, mais propriamente da Catalunha, vem o sexteto Les Violines, um grupo que também pretende arrasar.
AS representações portuguesas começam com um grupo-revelação da folk nacional, os UM, vencedores da segunda edição das Arribas Folk – Concurso Nacional de Musica Folk, que se realizou em Dezembro do ano passado, em Sendim.
Também vai estar presente uma amostra expressiva das tradições musicais mirandesas e transmontanas, entre os quais gaiteiros e tamborileiros, pauliteiros e tocadores de rigaleijos e, como convidados especiais, os Gaiteiros de Moimenta também vão encantar com as suas cantorias.
O festival vai encerrar com a habitual Missa Intercéltica, que este ano, vai contar com a participação do Coro de Canto Gregoriano de Penafiel.
A festa conta, ainda, com um espaço que para muitos é indispensável. As indescritíveis Tabernas dos Celtas onde se toca, canta e baila, até muito depois do sol nascer, são um dos locais mais afamados deste festival.