Torneiras podem secar em Mogadouro

PUB.

Ter, 12/04/2005 - 17:22


Devido ao período de seca que se faz sentir no Nordeste Transmontano, cerca de 30 por cento dos consumidores de água potável, do concelho de Mogadouro, poderão ter problemas de abastecimento durante o período de Verão.

Esta dificuldade de fornecimento de água à população deve-se, sobretudo, ao facto das nascentes já não terem caudal suficiente para abastecer os reservatórios.
Este concelho trasmontano tem um universo de sete mil consumidores legais. No entanto, no período de férias o número triplica, o que de certa forma é “ uma dor de cabeça” para a autarquia local.
Outro dos pontos a ter em conta é o número de cabeças de gado bovino e caprino existente no concelho, já que o mesmo é essencialmente produtor de leite e carne.
Entretanto, a autarquia garantiu que a situação vai ser minimizada já que está traçado um plano de abastecimento de água, com recurso a furos artesianos e transporte de água em auto-tanques.
No que toca ao abastecimento de água na sede de concelho, “os sistemas de decantação estão a sofrer um reforço, para garantir aos habitantes água em qualidade e em quantidade” afiançou o vereador municipal, António Pimentel.

Autarquia reforça
medidas excepcionais

Para já não se verificam problemas no abastecimento deste recurso hídrico no concelho, principalmente no sistema que é assegurado pela barragem de Bastelos e pela Estação de Tratamento de Água de Bemposta. É através destes sistemas que é abastecida 70 por cento da população.
Segundo o autarca há algumas aldeias que são abastecidas através de captações, mas dado o período de seca que está a afectar o País, pode deixar de haver resposta no fornecimento.
Neste momento, as situações mais preocupantes podem verificar-se nas aldeias de Peredo de Bemposta, Estevais, Ventuzelo e Saldanha.
Para poder garantir alguma tranquilidade, o município garantiu que foi efectuada a duplicação do armazenamento com a construção de novos depósitos, que passou de um milhão de metros cúbicos para dois milhões.
Entretanto, foi substituído o sistema de bombagem com o recurso ao método inteligente, em que a água é bombeada conforme as necessidades. Em época alta são consumidos cerca de quatro milhões de metros cúbicos de água por dia.
Face a esta situação a autarquia deixa o alerta à população para não desperdiçar este bem precioso.