TERROSO recebe Art´Ambiente

PUB.

Ter, 31/05/2005 - 16:56


Cerca de 1500 crianças juntaram-se ontem em Terroso, no concelho de Bragança, para participar na quarta edição do concurso escolar Art´Ambiente.

A iniciativa, inserida nas Comemorações do Dia Mundial do Ambiente, contou com a presença de crianças das escolas inseridas nas áreas protegidas da zona norte. São elas o Parque Natural de Montesinho, o Parque Natural do Douro Internacional, o Parque Natural do Alvão, o Parque Nacional da Penada Gerês e a Paisagem Protegida do Litoral de Esposende.
À chegada, as crianças, jovens e professores da cada área protegida receberam uma t- shirt de cor diferente para distinguir cada uma dos grupos. Montesinho equipou de vermelho, ao passo que as crianças do Douro Internacional receberam camisolas de tons azuis, a fazer lembrar a água que separa, mas também une, Portugal e Espanha.
Depois, a organização deu início ao concurso propriamente dito, que representa o culminar das actividades desenvolvidas ao longo do ano lectivo. Numa tenda gigante, foram expostos dezenas de trabalhos escolares relacionados com a temática do ambiente e elaborados, exclusivamente, com materiais recicláveis.

Teatro, música e insufláveis

Enquanto decorria o concurso, os participantes visitavam exposições, divertiam-se nos insufláveis gigantes ou, simplesmente, descansavam debaixo das frondosas sombras dos castanheiros que envolvem o recinto da Festa de Santa Rita de Cássia.
Mas, era pelo palco do recinto que desfilavam as principais atracções, com diversos grupos de alunos envolvidos em encenações teatrais de carácter histórico e ambiental ou em sessões de animação musical.
A iniciativa contou com a presença do vice-presidente do Instituto de Conservação da Natureza e de diversos presidentes das Juntas de Freguesia que fazem parte das zonas protegidas. É o caso do autarca anfitrião, Hélder Rodrigues, que acolheu a iniciativa de braços abertos, pois não é todos os dias que a freguesia de Espinhosela recebe tantas crianças. A desertificação nestas e outras aldeias da região tem levado ao encerramento das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico. O fenómeno não poupou a aldeia anexa de Terroso, onde a escola virou sede da Junta de Freguesia, pelo menos até conclusão da nova sede da autarquia, que está ser construída em Espinhosela.