Teatro nas aldeias

PUB.

Ter, 05/07/2005 - 17:11


Tendo como objectivo a descentralização da actividade cultural e a dinamização dos núcleos rurais, a Câmara Municipal de Alfândega da Fé pôs em marcha um plano de animação cultural das freguesias durante o mês de Julho.

A autarquia propôs-se a levar a várias aldeias do concelho peças de teatro como forma de dar alguma vida a estas localidades, proporcionando aos habitantes a possibilidade de assistirem ao vivo a uma peça de teatro.
No passado dia 2 de Julho foi a vez de Vilares da Vilariça receber o “Auto da Índia” de Gil Vicente. A peça, que foi levada à cena pela Companhia de Teatro Filandorra, estreou-se em 1998 para assinalar a epopeia dos descobrimentos.
Perante uma sala cheia, os actores deram vida a esta farsa, que gira à volta da personagem Constança, que aproveita o facto do marido estar ausente na Índia para se divertir.
No próximo fim-de-semana a animação cultural estende-se a Sambade e Ferradosa, terminando no dia 31 de Julho em Cerejais.
Esta iniciativa é, também, uma forma de revitalizar a representação de peças de teatro nas quentes noites de Verão, que era uma tradição no concelho.
Esta dinamização foi levada a cabo, há 40 ou 50 anos, por Manuel Faria, que escreveu e levou à cena diversas peças de teatro, tanto na sede de concelho, como nas principais aldeias. Esta acção valeu uma homenagem póstuma com a atribuição do seu nome ao Auditório do Centro Cultural.
Embora muitos se recordem destes tempos e haja pessoas que tenham dado seguimento ao trabalho desenvolvido por este animador cultural, o facto é que esta tradição se foi perdendo.
Agora, a Câmara Municipal revitalizar este tipo de iniciativas, não só através da promoção, divulgação e organização de espectáculos teatrais, mas no apoio à constituição de um grupo de teatro concelhio.