Tapetes africanos em Alfândega

PUB.

Ter, 31/05/2005 - 16:34


O Centro Cultural Mestre Rodrigues, em Alfândega da Fé, acolhe até 28 de Agosto a exposição “Tapetes de Marrocos: sinais de vida(s)”.

Esta iniciativa foi promovida pela Câmara Municipal desta vila transmontana, em colaboração com o Consulado Honorário do Reino de Marrocos no Algarve.
A mostra está inserida nas comemorações dos 239 anos de Relações Diplomáticas entre Portugal e Marrocos e engloba dezenas de tapetes antigos valiosos, de diferentes áreas daquele país do Norte de África, desde a região de Rabat, passando pelo Alto e Médio Atlas até Marrakech.
Os objectivos da exposição passam por mostrar a diversidade das técnicas e expressões artísticas desta arte nas diversas regiões marroquinas. Na confecção das peças são evidenciados, pedagogicamente, os sentidos e sinais de vidas. Em cada tapete encontramos claramente evidenciada a cultura marroquina, já que neste país muçulmano apenas as mulheres aprenderam esta arte milenar.
Segundo o Cônsul Honorário do Reino de Marrocos no Algarve, José Alberto Alegria, “esta é uma política de aproximação cultural entre diferentes regiões, para tentar trazer ao exterior a imagem de um Marrocos moderno e actual”.
Esta exposição, apesar de mostrar uma arte essencialmente rural, tem uma variedade de cores, de desenhos e formas que os transforma em verdadeiros quadros, com uma certa modernidade.
Segundo o responsável marroquino, esta arte tem muito a ver com a região nordestina, já que a lã é muito utilizada para fazer tapeçaria.
Para já não é possível criar ateliers de tecelagem com técnicas marroquinas, mas a visita de mulheres à exposição experientes em tecelagem vão mostrar às escolas as bases desta forma de arte.