Taça ACB de XCM arrancou em Miranda do Douro com vitória de Ricardo Carvalho

PUB.

Ter, 19/02/2019 - 14:19


Cerca de 350 betetistas, sobretudo espanhóis, participaram, no domingo, no 15º Passeio L´Crenque. Juniores dominaram o pódio da meia-maratona.

Miranda do Douro foi o ponto de partida para a edição deste ano da Taça ACB de XCM. O 15º Passeio L´Crenque levou a terra de pauliteiros, e num fim-de-semana de certame “Sabores Mirandeses”, cerca de 350 participantes, com os espanhóis a participarem em grande número.

Os betetistas tinham duas alternativas de percurso: a maratona de 60 km e a meia-maratona de 40 km.

Na maratona, Ricardo Carvalho concluiu a etapa em 02h31m06s. O betetista da Europe Car isolou-se na frente da corrida perto da meta. Para Carvalho foi “uma etapa bastante rolante e com muita concorrência”.

O pódio da classificação geral da maratona ficou completo com o espanhol Alejandro Martin (North Bike La Bañeza) na segunda posição e Luís Pereira (Marietel Cycling Team).

Quanto ao detentor do título de campeão em elite/sub-23, Octávio Aires (Vimont/OMMA Bike), terminou a prova de abertura da Taça ACB de XCM no 27º lugar da geral e no sexto da sua categoria.

Na meia-maratona, Ricardo Costa subiu ao lugar mais alto do pódio. O betetista do Bila Biker’s gostou do percurso numa prova “bastante disputada com Gonçalo Beato” (Vinhais Extreme), que ficou no segundo lugar. Já ficou Miguel Ruivo do Clube de Ciclismo de Macedo terminou na terceira posição.  Os três participantes competiram na categoria de juniores.

O 15º Passeio “L´Crenque contou com cerca de 350 participantes, mais de metade eram espanhóis. Para Emídio Lopes, da Associação de Cicloturismo L´Crenque, o passeio, que integrou o cartaz do Festival Sabores Mirandeses, seve para “divulgar a cultura, as paisagens e a gastronomia de Miranda do Douro”.

A Taça da ACB de XCM segue para Mirandela. A segunda prova está marcada para o dia 3 de Março com a “Rota da Alheira”.

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira