Sondagem

PUB.

Ter, 27/09/2005 - 16:12


O Jornal NORDESTE avança, hoje, com uma sondagem relativa ao concelho de Vinhais, o único município onde o actual edil não se recandidata a novo mandato.

Após 12 anos na presidência da Câmara Municipal de Vinhais (CMV), José Carlos Taveira decide pôr um ponto final na actividade autárquica, depois de ter elevado o concelho a “Capital do Fumeiro”.
A batalha eleitoral trava-se, agora, entre o socialista Américo Pereira e o social-democrata Manuel Gonçalves.
Se o estudo da Eurosondagem bater certo, Américo Pereira ganhará com folgada vantagem. Os resultados têm uma leitura. Enquanto vice-presidente da CMV, o candidato esteve sempre na linha da frente quando a autarquia decidiu transformar os enchidos em fonte de riqueza. De tal modo, que o nome de Américo Pereira é facilmente associado ao da Feira do Fumeiro, um certame que granjeou notoriedade ao autarca e ao concelho.
Por outro lado, o PS aposta forte em Vinhais. O candidato rosa anunciou a sua disponibilidade em meados do ano passado, quando o PSD ainda nem sequer tinha escolhido o seu candidato. Com a transmissão da mensagem aconteceu exactamente o mesmo. Há quase um ano que Américo Pereira endereçou uma carta a todos os habitantes do concelho, onde explicava as razões da candidatura ao passo que, em Março passado, apresentou quase todos os candidatos às Juntas de Freguesia.
Nesse dia, os vinhaenses ficaram a saber que o candidato à presidência da Assembleia Municipal é um filho da terra que já foi ministro e, hoje, está no topo da Caixa Geral de Depósitos. Armando Vara aceitou o convite de Américo Pereira e os socialistas de Vinhais perceberam que a vitória é o único resultado que serve à candidatura.
Por isso, quando o PSD ainda não tinha desenhado os seus cartazes, já o PS colocava os primeiros “outdoors” na vila e nas aldeias, em número sempre crescente com o decorrer do tempo.
A notoriedade dos candidatos e a dianteira tomada pelo PS nas acções de pré-campanha poderão explicar os resultados da sondagem que hoje divulgamos. Mais pormenores, só mesmo no dia 9 de Outubro.