“Ser campeão distrital não é prioridade”

PUB.

Ter, 20/09/2005 - 16:05


Catorze anos depois, os Pioneiros de Bragança recebem Jorge Santos, o segundo presidente da história do clube.

Almor Almeida deixou os Pioneiros devido ao peso da idade, contudo, a instituição garantiu-lhe os maiores êxitos na modalidade e em representação do distrito de Bragança.
O novo presidente está fortemente acompanhado nesta nova aventura, uma vez que o clube está bem a nível financeiro e assim é mais fácil governar.
Não há grandes preocupações em voltar rapidamente à 3ª divisão, visto que houve jogadores importantes que saíram. A verdade é que a formação poderá devolver a esta equipa novas motivações de trabalho para ajudarem o trabalho do treinador Paulo Gonçalves.
Jorge Santos quer que a cidade volte a acompanhar o clube e garante que só assim os Pioneiros poderão voltar aos grandes momentos e aos grandes palcos.
O campeonato distrital deverá começar a 29 de Outubro, mas antes haverá uma série de jogos de preparação.
Recorde-se que o clube foi fundado em Agosto de 1993 por Almor Almeida e Domingos Pereira, a quem, mais tarde, se juntou Manuel Henrique.
Mas o clube tem mais histórias. Em 1992 ganhou o nacional da 1ª divisão e a Taça da Associação de Futsal de Bragança. Estes dois títulos fizeram com que aqueles dirigentes mudassem o rumo do clube, que, na altura, se chamava Construtora Brigantina-Fricampo.
Pelo caminho fica uma final da Taça de Portugal frente ao Miramar com derrota por 7-3, no pavilhão do Senhora da Hora, sem esquecer os campeonatos da Divisão de Honra que marcaram grandes tardes desportivas na equipa que, mais tarde, se chamou de Violeta. E foi assim que nasceram OS Pioneiros de Bragança.
Para completar o historial desta grande equipa ficam jogadores como, Pedro Espanha, Raimundo, Tó Parente, Fernando Parente, Luís Parente, Paulo Gonçalves (pré-internacional), Quim Eiras e o fantástico guarda-redes Quim.
Estes são alguns dos nomes que marcaram esta grande equipa onde a sua maior estrela foi Arnaldo Pereira, agora em Espanha. Outro grande nome é o de Tó Parente, um goleador de outro planeta que aos 32 anos foi para o Macedo de Cavaleiros.