SENDIM divulga saberes e sabores

PUB.

Sex, 18/03/2005 - 12:38


Feira de produtos da terra decorre em ambiente característico do teatro mirandês

O fumeiro das cozinhas regionais, os doces tradicionais mirandeses, os vinhos de mesa, o pão caseiro e o mel mirandês são, apenas, alguns dos produtos que vão dar cor à I Feira dos Saberes e Sabores Sendineses, que se realiza em Sendim de 25 a 27 de Março.
A iniciativa é da Junta de Freguesia de Sendim, que conta com os apoios da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Mirai Qu’Alforjas – Associação de Juventude de Sendim, Lenga-Lenga: Gaiteiros de Sendim e Centro de Música Tradicional Sons da Terra.
O certame vai decorrer no Salão de Festas de Sendim, com os expositores decorados com as típicas e multicolores colchas mirandesas.
De acordo com a organização, a feira vai decorrer em ambiente característico do teatro mirandês, dado que as figuras características deste teatro popular deambularão pelo meio dos expositores.
Apesar das principais actividades da vila continuarem a girar em torno do sector agrícola, a verdade é que os saberes apurados ao longo dos séculos e transmitidos de geração em geração corporizam elementos de identidade e de afirmação dos Sendineses.

Artesanato presente

É por isso que o artesanato também vai estar em força na Feira dos Saberes e Sabores Sendineses.
O destaque vai para os seguintes artigos: miniaturas em madeira de alfaias agrícolas, castanholas e ranacalhos, esculturas em madeira, pirogravura; artigos têxteis: alforjas, sacos, meias e camisolas de lã, tecelagem artesanal de lã e linho, colchas, tapetes, mantas, trabalhos em pardo e surrobeco, capas de honras, casacos, tapetes e mantas; instrumentos musicais: gaitas de foles, flautas, bombos e caixas; artigos em metal: artigos de latoaria em folha flandres, cobre e metal e artesanato em ferro forjado.
Situada em pleno coração do Planalto Mirandês, Sendim assume-se como a Capital das Arribas do Douro Internacional. As suas gentes labutam quotidiana-mente nas mais diversas profissões e ofícios, sendo de destacar as actividades directamente relaciona-das com a agricultura, a pastorícia, a vinicultura e a olivicultura.