Romaria reúne milhares de fiéis

PUB.

Ter, 13/09/2005 - 15:25


A fé é o principal motivo que leva milhares de pessoas ao Santuário da Nossa Senhora da Serra, em Rebordãos, no concelho de Bragança.
Os peregrinos vêm de diversos pontos do distrito de Bragança, pelo que, muitos deles, acabam por ficar alojados nas casas exploradas pela Confraria da Nossa Senhora da Serra. Trata-se de 340 quartos que durante os dias da festa estão ocupados na totalidade.
“Há muitos emigrantes que procuram estar de férias nesta altura, para poderem estar presentes nesta romaria”, realçou José Manuel Gonçalves, um dos membros da Confraria Nossa Senhora da Serra.
A fé é acompanhada por um grande volume de esmolas, que são doadas pelos milhares de visitantes à Santa padroeira.
Este ano, o número de pessoas que passaram pela Nossa Senhora da Serra superou as visitas dos anos anteriores, pelo que a Confraria faz um balanço positivo das festas deste ano.
A par das celebrações religiosas, esta romaria também é marcada por diversas barraquinhas, onde se encontram à venda vários produtos, entre os quais as tradicionais recordações sobre a Nossa Senhora da Serra.
A vitela e o jogo de cartas são, também, os ex-libris tradicionais deste encontro anual. Durante os intervalos das celebrações religiosas as tabernas da Confraria costumam encher e uma grande parte dos clientes não dispensa um prato da tradicional vitela e um bom jogo de cartas no final da refeição.