REBORDELO venera S. Venâncio

PUB.

Ter, 24/05/2005 - 15:24


A aldeia de Rebordelo foi palco das Festas em Honra de S. Venâncio, uma das manifestações religiosas mais emblemáticas do concelho de Vinhais.

Uma das particularidades desta festa são os imponentes andores, que atingem os quatro metros de altura, como é o caso dos que transportam as imagens de S. Venâncio e da Nossa Senhora da Penha de França.
A ornamentação dos andores está a cargo de Manuel Pimentel e António Gonçalves, que, para além das festas da terra, fazem uso desta arte em manifestações de fé realizadas noutras localidades da região.
Dado tratar-se de dois andoreiros de Rebordelo, a concepção do andor de S. Venâncio é feita de forma rotativa. Ou seja, num ano ornamenta Manuel Pimentel, que na festa seguinte dá a vez a António Gonçalves. E assim sucessivamente, mesmo com os restantes nove andores da procissão.
Tal como habitual, o dia grande da festa é antecedido por um sermão e procissão de velas. No dia 18, os foguetes anteciparam uma arruada com a Banda Filarmónica de Rebordelo e com o Grupo de Gaitas de Ourense, que também acompanham a procissão.
Após a missa e sermão, saem os sumptuosos andores, muitas vezes carregados por pagadores de promessas. Com os cavalos da GNR à frente, a procissão marca o fim das manifestações de carácter religioso. O resto do dia e noite é animado com música e baile, que culmina com uma descarga de fogo de artifício.