Prevenir em vez de remediar

PUB.

Ter, 12/04/2005 - 17:18


A prevenção foi a palavra de ordem no Dia Mundial da Saúde, que se comemorou em Bragança na passada quinta-feira.

O tema deste ano foi “O que cada mãe e cada criança contarão”, que deu o mote para as diversas actividades que decorreram na praça Cavaleiro Ferreira. Assim, várias entidades públicas, como a PSP, os Bombeiros, a Escola Superior de Saúde e membros do Centro de Saúde e da Cruz Vermelha concentraram-se naquela zona da cidade para fornecerem informação sobre o tema a todos os interessados.
Para além da distribuição de folhetos informativos, foram disponibilizados métodos contraceptivos, foi feito o rastreio do cancro da mama, bem como consultas de apoio. Todas estas actividades tiveram como mote a mãe e à criança.
E como “uma criança saudável se transforma num adulto saudável”, a enfermeira Adelaide Geraldo salienta que é fundamental planear e vigiar a gravidez.

Polícia explica código

Durante o Dia Mundial de Saúde os jovens também foram alertados para os perigos que correm quando têm comportamentos de risco e foram aconselhados a usarem os métodos contraceptivos.
“Em Bragança temos muita população estudante, que não está inscrita no Centro de Saúde, e é importante que se aconselhem nos gabinetes de apoio do Instituto Português da Juventude”, lembrou a enfermeira.
Actualmente, os jovens mostram que têm informação sobre os perigos que correm quando têm comportamentos de risco. No entanto, Adelaide Geraldo conta que “muitas vezes, os jovens esquecem-se da informação que têm e acabam por cometer erros graves”.
Dado o elevado número de mães adolescentes no nosso País, no Dia Mundial da Saúde o alerta vai para a utilização de métodos contraceptivos, no sentido de se evitarem a gravidez não desejada, tanto na adolescência como na idade adulta.
No âmbito da protecção das crianças, a PSP de Bragança mostrou a toda a população as cadeiras obrigatórias para transportar crianças, ao mesmo tempo que tentou sensibilizar as pessoas para terem cuidado com a segurança dos mais pequenos quando vão na estrada.
A medição da taxa de álcool no sangue, bem como alguns esclarecimentos sobre as alterações no Código da Estrada, também fizeram parte das tarefas dos agentes policiais.

Mirandela previne raptos

O Hospital de Mirandela vai instalar um sistema anti-rapto de crianças nos serviços de Obstetrícia e Pediatria.
Trata-se de um sistema inovador, que vai funcionar a partir do mês de Maio, e que consiste na colocação de um sensor em cada recém-nascido. Este método de segurança dá o alerta sempre que o sinal se afaste da área da unidade hospitalar.
Este projecto, divulgado no Dia Mundial da Saúde, vai custar cerca de 30 mil euros e insere-se no plano de remodelação das acessibilidades e de investimento na segurança do hospital.
Esta unidade de saúde também apresentou o projecto designado “ Avós para Sempre”, que já está a funcionar.