Porque é que as "dietas" não funcionam...

PUB.

Qua, 27/04/2005 - 17:30


Para início de conversa, convém perceber que fazer dieta não significa comer pouco e muito menos comer mal. Trata-se de comer de forma adequada alimentos que incluam tudo o que precisamos para viver e para que o organismo funcione correctamente.

Dito isto, devemos ter em conta o seguinte:
1º Não basta diminuir a ingestão calórica para emagrecer. Há pessoas que comem pouco e não emagrecem.
Muitos estudos demonstram que quando se reduz a ingestão de calorias, o corpo reage diminuindo a taxa metabólica basal, o que significa que o organismo, ao aperceber-se da "privação" de calorias, torna-se mais económico e põe em marcha um mecanismo de "poupança" para o futuro. Pode funcionar durante um determinado período de tempo, mas logo deixará de se perder peso. A menos que se reduzam ainda mais as calorias, só que isso não é de todo saudável.
É que a partir de determinada altura, o organismo não se limita a usar as reservas de gordura para conseguir energia, começando a usar também a massa muscular para esse fim, diminuindo ainda mais o ritmo metabólico basal. O segredo é, pois, comer mais e não menos. Confuso? Eu explico.
O ritmo metabólico basal é a quantidade de energia que o corpo consegue gastar em repouso. Quanto mais alto for esse ritmo, mais se optimizará a combustão das gorduras acumuladas. Um dos processos de aumentar o metabolismo é comer.
O processo de digestão e assimilação dos alimentos implica gasto energético. Assim, comendo mais (com mais frequência e menos de cada vez) estamos a aumentar a necessidade de energia só para esse fim: digerir alimentos.
Outra forma é através do exercício físico. Ao exercitarmo-nos estamos a estimular o sistema muscular que é uma verdadeira central de queima de calorias. Quanto mais músculo, mais capacidade o corpo tem de queimar calorias. Limitando a ingesta ao essencial (sem privação de nutrientes, o corpo terá que recorrer ás reservas de gordura. Resultado, emagrecimento.
2º Acabe imediatamente com a ilusão dos "produtos LIGHT". Tudo quanto comemos engorda. TUDO. Se um alimento tem menos calorias engorda menos, mas sempre depende da quantidade. Não é porque "é Light" que podemos comer mais.
3º Esqueça os regimes alimentares à base de fruta. A fruta "é um doce" e portanto engorda. É muito fácil chegar a 1500 calorias comendo só fruta, mas estará a privar o organismo de outros alimentos básicos e de substancias fundamentais ao seu bom funcionamento. Portanto, controle o seu consumo.
4º Todos somos diferentes pelo que seguir a "dieta" do vizinho do lado é um erro grave. Porque funcionou para ele não quer dizer que seja bom para si.
Siga sempre um regime alimentar elaborado à sua medida e siga-o fielmente, deixando espaço para os ajustes que se venham revelar necessários ao longo do tempo. E não tenha dúvidas, se não combinar a alimentação com um plano de exercício físico regular, o mais provável é não alcançar o objectivo proposto que, neste caso é perder gordura (não perder peso, pois isso é outra coisa).
5º Não tenha pressa. Perder peso (gordura) lenta mas definitiva e saudavelmente.
São muitos os que perdem peso muito rapidamente mas que o voltam a recuperar e, por vezes, engordando mais do que estavam antes.
É que é mais fácil perder peso que mantê-lo, se não se prestar atenção a todos os pormenores que envolvem o processo de emagrecimento.