Ponte de Remondes operacional

PUB.

Ter, 17/05/2005 - 16:06


A ponte de Remondes já está aberta ao trânsito de pesados de mercadorias até 30 toneladas.

A travessia, que liga os concelhos de Mogadouro e Macedo de Cavaleiros através da EN 216, foi reaberta ontem, mas a limitação de tonelagem continua a não agradar à Câmara Municipal de Mogadouro (CMM).
A Associação Comercial, Industrial e Serviços de Mogadouro e os empresários de ligados ao ramo dos transportes também não estão contentes, porque sempre exigiram que a ponte permitisse a passagem de camiões até 40 toneladas.
Segundo o presidente da CMM, Morais Machado, o trânsito deveria circular até as 36 toneladas. “Apesar de ser uma medida de ordem técnica, a circulação do tráfego de pesados tem de ser resolvida em absoluto, sem mais condicionalismos”, adverte o edil.
Já o presidente da ACISM, Horácio Sá, vai mais longe nas críticas. “Estas obras não passam de um remendo. A circulação de veículos tem de ser feita até às 40 toneladas, senão os motoristas de pesados podem ir buscar matéria-prima à vizinha Espanha, o que pode ser um duro golpe na economia do concelho”, avisa o dirigente.
Recorde-se que os camiões com mais de 30 toneladas têm de fazer um percurso alternativo para chegar ao concelho de Mogadouro. A volta pode significar 70 quilómetros a mais, o que não agrada às empresas que circulam pela EN 216.

Autarca quer ponte nova

Durante cerca de dois anos, o trânsito no tabuleiro da ponte de Remondes foi condicionado devido à descoberta de uma fissura no arco suportado pelos pilares um e dois. Uma “situação de risco”, segundo as Estradas de Portugal (EP).
Entretanto as EP avançaram ao Jornal NORDESTE que, daqui a dois meses, a ponte poderá abrir ao trânsito sem quaisquer limitações. Até lá, resta esperar pela consolidação dos materiais utilizados na reparação da fissura.
Outras das situações agora levantadas tem a ver com a construção de uma nova travessia entre as duas margens do rio Sabor, nas áreas dos concelhos de Mogadouro e Macedo de Cavaleiros. “Era bom que se começasse a pensar numa nova ligação entre os dois concelhos”, alerta Morais Machado, alegando que, na eventualidade da barragem do Baixo Sabor ser construída, a ponte de Remondes vai ficar submersa. “As Estradas de Portugal deveriam começar a elaborar o projecto de uma nova ponte, a construir a norte da ponte de Remondes, ao nível do Azibo”, sustenta o edil.