Poesia cativa jovens

PUB.

Ter, 22/03/2005 - 17:01


Alunos da Escola Secundária Emídio Garcia (ESEG) juntaram-se a poetas profissionais para comemorarem o Dia Mundial da Poesia, com a declamação de poemas.

O terceiro Sarau de Poesia, organizado pela Câmara Municipal de Bragança (CMB) com a colaboração da Junta de Freguesia da Sé, decorreu na passada terça-feira, com uma participação interactiva entre jovens e poetas.
Esta iniciativa contou com a presença da poetisa Filipa Guerreiro e de nomes ligados à poesia da cidade de Bragança. Fernando Calado, João Cabrita, Luís Ferreira, Lurdes Pires, Mara Cepeda, Rita Pires e Rui Mouta foram os poetas locais que declamaram versos na noite dedicada à poesia.
“ A novíssima poesia portuguesa” foi o tema escolhido para o Sarau, onde foram recitados poemas de artistas que editaram a partir dos anos 90.
O Nascimento, a Vida, a Morte e o Renascimento foram os quatro temas em que se inseriram os poemas declamados por 12 alunos da ESEG.
A aluna do 10º ano, Carina Castanheira, declamou um poema com a poetisa Filipa Guerreiro. Para esta jovem o gosto pela poesia foi aumentando com a participação em iniciativas ligadas a esta forma de escrita.
Na óptica da vereadora da Cultura da CMB, Isabel Lopes, esta iniciativa é dirigida aos jovens, “no sentido de criar hábitos de leituras”, nesta faixa etária.
E como o dia Mundial da Poesia (21 de Março) coincidia com férias escolares, a organização decidiu antecipar esta comemoração, visto que este certame contou a participação de jovens estudantes.
O dia oficial da poesia também foi comemorado, com a organização de um sarau para as crianças das Actividades de Tempos Livres.