Pinturas rupestres descobertas em Macedo

PUB.

Ter, 24/05/2005 - 15:12


Diversas escavações levadas a cabo no concelho de Macedo de Cavaleiros resultaram na descoberta de quatro painéis com pinturas rupestres.

Os achados foram encontrados no passado dia 24 de Abril, no lugar do Forno da Velha, freguesia de Lagoa, e trata-se da mais recente descoberta do grupo de trabalho que está a elaborar a Carta Arqueológica do concelho de Macedo de Cavaleiros.
O achado deveu-se ao Grupo 6 da Carta Arqueológica constituído por Helena Carvalho, Nídia Santos, Cíntia Maurício e Andreia Carvalho.
Para já, a pinturas rupestres estão, apenas, localizadas e fotografadas, mas segue-se o levantamento e o registo.
O coordenador da equipa, Carlos Mendes, acredita tratar-se duma descoberta importante, até pela proximidade com outras zonas onde já existem vestígios paleolíticos.
As novidades foram avançadas no fim-de-semana, durante as III Jornadas de Primavera, um evento organizado pela Associação Terras Quentes, organismo de defesa do património arqueológico do concelho de Macedo de Cavaleiros.
O trabalho da Terras Quentes abrange, essencialmente, dois campos: o arqueológico e o património artístico do concelho de Macedo.
Incluída no programa das Jornadas, aconteceu o lançamento da segunda edição do livro “Cadernos Terras Quentes”. Nesta publicação está reunida informação sobre a actividade da Associação que, tal como aconteceu no seminário, está dividida entre os temas de arqueologia e património artístico. De recordar que a Associação, através de uma parceria com o Instituto de História de Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, está a proceder ao inventário artístico do concelho de Macedo de Cavaleiros.

Sala pode gerar museu

No final do dia procedeu-se à inauguração de uma sala museu, localizada no Núcleo Central do Parque Natureza do Azibo, onde a Associação tem a sua sede. A bandeira que cobria a placa alusiva ao acto foi retirada pelo presidente do Instituto Português de Arqueologia (IPA), Fernando Real, o que atesta a relevância do trabalho promovido pela Associação.
No local o visitante pode ver algum espólio resultante da actividade arqueológica desenvolvida pela Terras Quentes, com a informação contextualizadora.
O espaço acolhe uma exposição permanente de arqueologia resultante das recolhas feitas no âmbito do projecto Terras Quentes.
O presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Beraldino Pinto, espera que esta sala seja o ponto de partida para um museu de arqueologia a instalar no concelho.
Por isso, a autarquia quer candidatá-lo ao próximo Quadro Comunitário de Apoio.
O presidente do IPA, Instituto Português de Arqueologia, por seu lado, considera que esta exposição tem diverso material que pode integrar a futura estrutura.
No entanto, a responsabilidade de constituir o museu não cabe ao IPA, mas Fernando Real garante que vai interceder a favor da vontade da Câmara de Macedo.
A sala museu não vai estar aberta permanentemente, estando a ser calendarizado o funcionamento para os meses de Verão. No resto do ano, o equipamento vai abrir, apenas, quando houver visitas programadas.
A associação Terras Quentes tem descoberto vasto património arqueológico que faz de Macedo de Cavaleiros um dos concelhos da região com mais actividade neste ramo da História.