Piloto brigantino realiza segunda prova no CNV e ganha andamento para última etapa do FIM World Series

PUB.

Ter, 20/09/2022 - 11:38


Tiago Rafael concluiu a prova no Circuito do Estoril na sexta posição em 85GP/Moto4 e prepara derradeira etapa do FIM World Series que lhe pode valer a qualificação para a final mundial.

Tiago Rafael realizou, no domingo, a segunda prova no Campeonato Nacional de Velocidade.

O piloto natural de Bragança apresentou-se no Circuito do Estoril na categoria de 85GP/Moto4, em representação da Moto Benga Racing Team.  

Não sendo este o foco do brigantino, a prova do nacional serviu para ganhar andamento para a derradeira etapa do FIM World Series, marcada para o próximo domingo, dia 25, em Palmela. Mas já lá vamos.

No Estoril, Tiago Rafael deparou-se com algumas dificuldades, sobretudo na primeira corrida.

Os treinos livres e cronometrados, realizados no sábado, correram bem, mas na primeira corrida uma avaria mecânica tirou o piloto da pista. “Sem fazer os treinos livres de sexta-feira, demorei um pouco a entrar no ritmo, pois nos treinos de sábado tinha de parar muitas vezes para afinar a mota, mas, mesmo assim consegui baixar em dois segundos o meu melhor tempo, mas na primeira corrida, logo na volta de aquecimento a moto parou e não conseguimos alinhar na corrida”, explicou Tiago Rafael.  

No domingo, nos treinos cronometrados, a mota voltou a avariar, impedindo o piloto de realizar qualquer tempo de qualificação. Ainda assim a Federação Motociclismo de Portugal autorizou o brigantino a sair do último lugar da grelha de partida já com a avaria resolvida. Tiago Rafael arrancou em P12, terminou em P6 da geral e P4 da categoria. “Continuo a aprender. É tudo novo para mim mas devagarinho lá chegarei. Gostava de agradecer à Moto Benga Racing Team pela oportunidade e por todo o trabalho ao longo de todo o fim-de-semana pois foram incansáveis, aos meus patrocinadores, padrinhos, que estiveram sempre comigo e a todos os meus amigos transmontanos e lisboetas que me foram visitar e apoiar”.

Segue-se agora a última prova do FIM World Series, que está marcada para o próximo do domingo, dia 25, em Palmela. Tiago Rafael ocupa a segunda posição com 71 pontos, Pedro Matos lidera com 100 e Alexandre Cabá é terceiro com 68 pontos. A prova será assim decisiva para o apuramento para a final mundial, que se vai realizar em Valência em Espanha.

Tiago Rafael participa ainda na quarta prova do Campeonato Nacional de Minivelocidade em Moto5.

 

Jornalista: 
Susana Madureira