Padre escolhido pela televisão

PUB.

Ter, 22/03/2005 - 15:20


Conheceram-se através da Internet e foi pela televisão que escolheram o padre que uniu as suas vidas para sempre. O casamento aconteceu no passado sábado, em Vila Pouca de Aguiar, pela mão do padre José Rodrigues, conhecido por não ter um único divórcio nos cerca de 220 matrimónios que fazem parte dos seus seis anos de sacerdócio.

No sábado foi a vez de João Carlos Marques e Cristina Alves, um jovem casal que promete não estragar as estatísticas ao jovem padre. Ele tem 27 anos e é agente da PSP no aeroporto de Lisboa. Ela conta 25 primaveras e é socióloga açoriana, mas já trocou a brisa marítima do arquipélago pelos montes graníticos de Vila Pouca da Aguiar, terra natal do marido. Foi no cenário do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, com a vila aos pés, que o conhecimento travado num programa de “chat” acabou em casamento e em juras de amor para sempre.
Tudo começou no final do Verão do ano passado, quando o Jornal NORDESTE publicou uma reportagem sobre o sucesso dos matrimónios do sacerdote e a respectiva ausência de divórcios. Seguiram-se trabalhos em estações televisivas e noutros títulos de imprensa, que se encarregaram de reforçar a fama do pároco de Santa Comba da Vilariça, no concelho de Vila Flor.
Uma das reportagens televisivas despertou a atenção de Cristina Alves, que não descansou enquanto não conseguiu contactar o P. José Rodrigues. Após um mês de insistências e tentativas para contactar o pároco, a cerimónia foi marcada e os resultados não defraudaram as expectativas do jovem casal. “O que eu procurava era mesmo isto, um casamento com uma mensagem bonita e intimista. Adorei!”, referiu.

Namoro na Net

Corria o ano de 2002 quando “Babinhas” e “Dios” trocavam mensagens num programa de “chat” da Internet, usando pseudónimos que escondiam Cristina Alves e João Carlos Marques. Farto do contacto cibernético, “Dios” decide aproveitar as férias para fazer uma visita surpresa aos Açores, na tentativa de saber quem é a “Babinhas”.
Cristina Alves não gostou muito da surpresa e os jovens até chegaram a discutir, só que algo de mais forte acabou por levar os dois ao altar.
“O amor apresenta-se quase sempre de forma inesperada e entra pela porta traseira”, explica o padre José Rodrigues.
Foi assim que um encontro inesperado se transformou num namoro que durou quase três anos. As viagens de Cristina ao Continente sucederam-se e João Carlos também visitava S. Miguel, sempre que as férias ou folgas o permitiam.
Agora prometem amor para sempre. “Não queremos ser notícia pelo facto de sermos o primeiro divórcio dos casamentos celebrados pelo padre Zé”, ironiza João Carlos Marques.
O nó está dado e os primeiros dias do casal vão ser vividos a centenas de quilómetros de distância. É que a socióloga trabalha em Vila Pouca de Aguiar há cerca de um mês, mas o agente da PSP permanece no aeroporto de Lisboa até que o pedido de transferência para o Porto obtenha luz verde.
Enquanto isso não acontece, a Internet voltará a funcionar, para que as mensagens no chat se encarreguem de matar as saudades nos intervalos dos fins-de-semana.