Obras recomeçam no solar

PUB.

Ter, 12/07/2005 - 14:41


O Instituto para o Desenvolvimento de Inspecção das Condições de Trabalho (IDICT) autorizou ontem o recomeço dos trabalhos no Solar dos Pimentéis, em Castelo Branco, concelho de Mogadouro.

Recorde-se que as obras de reconstrução e adaptação do solar em unidade turística foram interrompidas no passado dia 5 de Maio, na sequência de um acidente que tirou a vida a dois operários.
Após a entrega de um novo plano de segurança, a implementar nas várias frente da obra, e da nomeação de um coordenador de segurança por parte da empresa promotora, o IDICT levantou a suspensão dos trabalhos.
Assim, estão criadas as condições para recomeçarem os trabalhos na zona do antigo solar, bem como na ala destinada aos quartos, Clube de Saúde e estacionamento.
Quanto à zona do acidente, onde será criado um restaurante e snack-bar, os trabalhos estão suspensos até que sejam apuradas as causas da derrocada da placa de cimento que causou a morte aos dois operários.
Ao que foi possível apurar, os inspectores aguardam a conclusão de um relatório que está a ser elaborado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Os dados farão parte de um auto de averiguações que se encontra em fase final e que, posteriormente, será enviado ao Ministério Público.
Confrontado com o levantamento da suspensão dos trabalhos, o coordenador do projecto, Hirondino Isaías, não poupa elogios ao IDICT. “Estou surpreendido, pela positiva, pela forma como os inspectores de Trabalho conduziram o processo e pelo espírito de colaboração que demonstraram na resolução do problema”, considera o responsável.
Na óptica de Hirondino Isaías, “apesar de se tratar de um acidente de trabalho grave, a obra não deve parar, dado tratar-se de um projecto de grande relevo e interesse para a região”.