O distrito de Bragança poderá receber nacionais da ANDDI em 2020

PUB.

Ter, 11/12/2018 - 09:59


A Associação de Atletismo de Bragança (AAB) já apresentou uma candidatura para receber, em 2020, os Campeonatos Nacionais de Atletismo da Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual (ANDDI).

A novidade foi avançada por Rodolfo Moreno, presidente da AAB, no I Torneio Distrital de Atletismo Adaptado, realizado na quinta-feira.

“Já foram estabelecidos alguns contactos e em 2020 deveremos organizar os nacionais da ANDDI”, contou.

O I Torneio Distrital de Atletismo de Adaptado foi o ponto de partida para integrar os atletas nas competições regulares. “Nesta fase inicial estamos a promover os encontros entre as IPSS, mas futuramente estes atletas vão integrar o atletismo regular. A primeira é de pista já em Janeiro de 2019”.

A prova foi organizada pela Academia dos Santos Mártires em parceria com a Associação de Atletismo de Bragança e contou com cerca de 50 participantes de cinco Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) dos distritos de Bragança e Vila Real.

Teresa Silva, directora da Academia dos Santos Mártires, realçou a importância do atletismo, e do desporto em geral, na inclusão de pessoas portadoras de deficiência. “O desporto tem um papel importante na integração das pessoas e prova que as pessoas com deficiência também podem competir e conseguir resultados positivos”.

Os participantes competiram nas disciplinas de penta salto, lançamento do peso, lançamento do dardo e corrida dos 800 metros.

 

 

 

Jornalista: 
SM