MURÇA promove vinho e azeite

PUB.

Ter, 03/05/2005 - 17:56


O município de Murça está a apostar na divulgação e promoção do vinho, do azeite e das doçarias característicos da região, com vista ao desenvolvimento económico do concelho.

Durante a semana das comemorações do Dia do Município, que começou no sábado e decorre até ao próximo domingo, a autarquia decidiu dedicar três dias à divulgação dos produtos que enaltecem a qualidade gastronómica das terras de Murça.
“Este ano, para além das actividades culturais, desportivas e lúdicas características da semana dedicada ao município, introduzimos os bons vinhos e o famoso azeite de Murça, bem como as tradicionais receitas de doçaria”, salienta o presidente da Câmara Municipal de Murça (CMM), João Fernandes.
O principal objectivo desta iniciativa é divulgar os produtos de qualidade que o concelho de Murça produz pelos diferentes pontos do País e, mesmo, além fronteiras.
“Passam por aqui muitos forasteiros, que se tiverem conhecimento da riqueza dos nossos vinhos, do azeite e da doçaria compram e acabam por divulgar os nossos produtos na sua terra natal”, refere o autarca.
O certame, que conta com 35 pavilhões de exposições, vai ter, também, diferentes mostras de artesanato. “Embora o concelho de Murça não seja muito rico em artesanato, decidimos trazer aqui esta actividade que caracteriza a maioria das terras transmontanas”, afirma o presidente da CMM.

Música e desporto
animam a festa

Durante as comemorações, as actividades desportivas marcaram presença com o torneio de futsal inter-instituições, que teve início no passado sábado e vai prolongar-se até à próxima sexta-feira. No domingo o destaque foi a Rampa que se realizou nas curvas de Murça da EN 15.
No âmbito cultural, as escolas e jardins-de-infância do concelho estão envolvidas nas actividades de animação teatral. No próximo sábado também vai ter lugar uma concentração e desfile de automóveis históricos, bem como uma concentração e desfile de motard´s.
Quanto à música popular portuguesa, vai animar a noite de sábado ao som dos artistas Broa de Mel, José Alberto Reis, Ana Leão, Maria Lisboa, Can Can, Nelson, António Albernaz e Ana.
No dia do Feriado Municipal vai, ainda, ser apresentada “a verdadeira medalha do município de Murça, feita em bronze”, que é assinada pelo escultor de Carrazeda de Ansiães, Hélder de Carvalho.
Segundo João Fernandes, este símbolo, concebido a partir de motivos alusivos ao concelho, pode vir a ser a Medalha de Ouro que servirá para agraciar cidadãos e associações pelos feitos em prol do desenvolvimento do município.