Motocross escolhe Freixo

PUB.

Qua, 24/08/2005 - 16:49


A pista multiusos da Junta de Freguesia de Freixo de Espada à Cinta (JFFEC) voltou a ser o palco privilegiado de várias provas de Motocross, que têm reflexo nos diversos campeonatos nacionais desta modalidade.

Em prova estiveram cerca de 80 pilotos, oriundos de diferentes pontos de norte a sul do País, que estiveram repartidos pelas classes Infantis A e B e sub 21. Esta pista foi inaugurada há um ano e já recebeu um vasto leque de provas, entre as quais o Troféu Pentacontral.
Para já, o objectivo da organização é trazer o Campeonato Absoluto da modalidade e a médio prazo cativar uma prova do Campeonato da Europa de MotoCross.
Segundo o presidente da JFFEC, Raul Ferreira, a pista de Freixo de Espada à Cinta já recebeu, num ano de existência, provas relevantes que as outras pistas espalhadas pelo País só organizam após quatro ou cinco anos de existência.
Entretanto, o autarca afirma que quer “mais para esta pista”, pelo que vai ser alvo de melhoramentos, que passam pela construção de uma torre de controlo, pela introdução de um sistema de rega automático e por melhoramentos ao nível da segurança da pista e do piso.
Os apoios são, igualmente, um entrave à organização, já que colaboraram, apenas, alguns patrocinadores e a Junta de Freguesia, mas é preciso mais para que Freixo se torne a capital do MotoCross na região do Douro Superior.

Hotelaria lotada

Raul Ferreira garantiu ao Jornal NORDESTE que “apesar de algumas condicionantes a pista vai evoluir nos próximos anos e o futuro vai ser risonho para o Motocross naquela localidade”.
Esta modalidade é, também, um ponto de atracção turística para a vila, já que são muitos os que visitam Freixo de Espada à Cinta para ver e competir neste espectáculo proporcionado pelos desportos motorizados. Os restaurantes e residências ficaram lotados, o que, segundo a organização, é importante para o desenvolvimento da economia local.
De acordo com os dados fornecidos pela organização estiveram envolvidos nesta competição cerca de 500 pessoas, entre pilotos e pessoal de apoio, enquanto o número de espectadores ultrapassou os 1500.
Durante a prova a luta foi renhida nos diferentes campeonatos, uma situação que provoca verdadeiros momentos de pura adrenalina e espectáculo proporcionados pelo empenho dos pilotos em prova.

Voos mais altos

No que diz respeito a voos mais altos a Comissão de MotoCross da Federação Portuguesa de Motociclismo (CMCFPM) já deu a entender que a pista de Freixo pode receber outras provas do Campeonato Nacional desta modalidade, mas para isso terá de cumprir a promessa de fazer obras na pista e na área envolvente.
Para o presidente da CMCFPM, Alfredo Castro, “é preciso criar condições, principalmente, para evitar que o público circule pelas área mais próximas da pista, por motivos de segurança”.
Entretanto, ficam as garantias de que esta situação vai melhorar com os arranjos que a área vai sofrer, dado que já existem negociações nesse sentido.
Em Trás-os-Montes há um grande entusiasmo pelo MotoCross e a prova foi o decurso da competição na classe Sub -21.
A alteração aos regulamentos a pista de Freixo de Espada à Cinta pode receber em 2006 outras provas a garantia foi deixada pela CMFPM.
Para o campeonato absoluto apenas pode ser um sonha já que ainda não há condições na pista para uma prova de tal dimensão que já envolve muitos pilotos, disse Alfredo Castro.