MOGADOURO sempre Alerta

PUB.

Ter, 14/06/2005 - 17:40


O Agrupamento da paróquia de São Mamede (Mogadouro) do Corpo Nacional de Escutas (CNE) realizou, no passado fim-de-semana, um acampamento que juntou cerca 170 elementos de diversas localidades.

A iniciativa ficou marcada pela realização da promessa, que investiu treze novos escuteiros do Agrupamento 759, entre lobitos, exploradores, pioneiros e dirigentes.
Além do agrupamento de Mogadouro, o acampamento contou com a presença de elementos do CNE de Miranda do Douro, Vila Flor, Grijó, Macedo Cavaleiros, Carrazeda de Ansiães e Lamego.
A iniciativa durou três dias e foi fértil em actividades ao ar livre, algumas delas abertas aos pais e amigos dos escuteiros. Uma delas foi o almoço convívio, ao qual se seguiu a cerimónia religiosa presidida pelo cónego Dino Parra, que, mais uma vez, enalteceu os valores do movimento escutista na formação dos jovens e da sua vocação para a doutrina cristã.

Novas adesões

Durante o tradicional Fogo de Conselho, os pais dos escuteiros assistiram a jogos e outras actividades próprias do CNE. De dia, o Jogo de Vila foi uma das iniciativas que deu a conhecer aos mogadourenses o movimento criado por Baden Powell.
O Agrupamento 759 conta com 100 elementos, um número que tende a aumentar dentro de pouco tempo, estando agendadas novas promessas para o próximo mês de Dezembro. “Acreditamos que mais jovens vão integrar o grupo, pois há solicitações nesse sentido diariamente”, revelou o chefe do agrupamento mogadourense, Armando Pacheco. Na óptica do responsável, “muita da educação dos jovens pode passar pelo movimento escutista, porque nas actividades podem aprender coisas muito úteis para a vida pessoal”.
Os três dias de actividades em Mogadouro foram, igualmente, dedicadas ao Dia Regional do Pioneiro, o escalão que abrange escuteiros dos 14 aos 16 anos.