MIRANDELA ligada em rede

PUB.

Ter, 27/09/2005 - 15:54


O estabelecimento da rede de gás natural e as diversas obras de requalificação urbana em curso vão cobrir a cidade de Mirandela com um sistema de fibra óptica, que vai permitir ligação em rede de todos os edifícios municipais.

O estabelecimento de comunicações entre as diferentes infra-estruturas vai representar elevados benefícios económicos, tanto ao nível do intercâmbio de dados, como de voz.
Neste momento já se encontram ligados em rede de fibra óptica o Palácio dos Távoras, os edifícios dos Serviços Técnicos e o Mercado Municipal e, após a conclusão das obras na Rua Sarmento Pimentel, esta rede vai ser alargada ao Complexo Cultural.

Semáforos comandados à distância

A instalação da rede comunitária de fibra óptica vai possibilitar, ainda, a gestão remota dos semáforos de toda a cidade, a vigilância e detecção de fugas na rede de distribuição de água em baixa, a instalação definitiva das câmaras de vigilância actualmente suportadas pela rede de wi-fi, entre outros serviços de carácter municipal que necessitam de permanente vigilância e monitorização.
A largura de banda deste sistema vai possibilitar, no futuro, a sua utilização por outras instituições do concelho a custos reduzidos. É o caso, como por exemplo, da tele-assistência a idosos que vivem isolados ou o fornecimento de serviços de voz a instituições e colectividades do concelho.
Para além deste projecto, também está em curso a instalação de um sistema computorizado para o controlo da rede de rega de parques e jardins, que permitirá a gestão da água centrada num único ponto. Esta medida vai possibilitar a racionalização da rega, uma vez que vai ser acompanhada da instalação de condutas de água captada no rio Tua.