MIRANDELA inaugura variante

PUB.

Ter, 17/05/2005 - 16:10


O II Festival de Jardins Nómadas vai marcar a inauguração da Variante da Central de Camionagem à Reginorde, que decorrerá na próxima sexta-feira. O cortejo das carretas floridas começará junto ao campo de S. Sebastião e terminará junto à Estação da CP, seguindo-se o acto inaugural.

À semelhança do ano passado, o festival contará com a participação de todas as escolas, cujos alunos desfilarão pelas ruas da cidade.
Terminado o cortejo, a inauguração da Variante representa o primeiro passo para criar uma mancha verde entre o Parque do Império e a Reginorde.
“Ao encostar a Variante aos terrenos da Quimigal tivemos como preocupação deixar intacto todo o corredor entre a Reginorde e o Parque do Império”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Mirandela (CMM), José Silvano.
Esta solução, acrescentou o edil, permitirá “que no futuro, e com base num plano de pormenor para o local, os mirandelenses decidam se querem mais construção em altura ou mais parques ambientais e de lazer, que tanta qualidade de vida nos trazem”.

Estação pode virar pousada

Antecipando os acontecimentos, a CMM adquiriu os terrenos da CP envolventes à estação do caminho-de-ferro e à Reginorde, bem como o edifício da própria gare ferroviária. “O futuro vai dar-nos razão. Basta imaginarmos um corredor verde, com equipamentos colectivos de lazer e com uma linha de água a atravessá-lo, a terminar numa pousada de cinco estrelas na actual estação e a desembocar no Parque do Império”, considera José Silvano.
O autarca justifica, assim, a escolha do actual traçado da variante, em detrimento duma ligação entre o Parque do Império e a Reginorde através da antiga moagem, onde vai nascer o Museu do Azeite e da Oliveira.
Segundo o responsável, a razões monetárias também pesaram. “Poupamos dinheiro porque não foi necessário proceder à expropriação de terrenos, encurtamos distâncias entre os dois lados da cidade e construímos uma variante que dignifica Mirandela e as suas gentes”, sustenta José Silvano.
Outros dos motivos prende-se com a necessidade de definir o urbanismo da cidade. “Com a escolha deste traçado deixamos uma sinal claro de que a construção em altura não se justifica na nossa cidade, de que a especulação imobiliária não é a nossa prioridade e que a qualidade de vida dos mirandelenses está acima de qualquer interesse, por mais legítimo que seja”, salienta o autarca.
A inauguração da variante tem lugar cinco dias antes da abertura da 22ª edição da Reginorde, que decorre de 25 a 29 de Maio, em Mirandela.