MIRANDA limpa Fresno

PUB.

Ter, 05/04/2005 - 17:58


Dezenas de pessoas envolveram-se, na passada sexta-feira, numa acção de limpeza do Rio Fresno. A iniciativa partiu do município de Miranda do Douro, tendo em vista a sensibilização ambiental e a preservação dos recursos hídricos do concelho.

A acção decorreu no troço do rio entre Miranda do Douro (Pinhal) e a freguesia de Ifanes, numa extensão de cerca de seis quilómetros.
A iniciativa contou com a colaboração de diversos populares e de elementos de outros organismos como a Equipa de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR, Agrupamento de Escuteiros de Miranda do Douro e Juntas de Freguesia de Ifanes e Miranda do Douro.
Durante a jornada foram, ainda, atingidos dois objectivos fundamentais. Procedeu-se à limpeza e desobstrução do curso de água, com a retirada de lixo, entulho e árvores mortas, ao mesmo tempo que se alertou a população para a necessidade de manter limpa a bacia do rio Fresno, para que a água possa correr pura e cristalina.
Outros dos pontos-chave passa por não esquecer a importância da reciclagem em todo o processo selectivo de lixos domésticos e industriais.

Poupança de água

Segundo o vereador da autarquia local, Américo Tomé, a água assume uma importância cada vez maior e, dada a sua escassez face às necessidades crescentes de utilização, mais vale prevenir do que remediar. “Para corrermos riscos no futuro, os recursos hídricos têm de ser estimados e preservados”, salienta o autarca.
Por outro lado, “também é importante incutir este significado nas gerações vindouras, fazendo acções de educação ambiental no sentido de estimular a preservação dos ecossistemas e recursos naturais”, acrescentou Américo Tomé.
Outro dos aspectos em foco foi a importância da poupança do precioso líquido. “A água não é só uma herança que recebemos. Ela é, sobretudo, um legado que deixamos aos nossos sucessores, cuja importância constitui uma necessidade vital e moral do homem contemporâneo com as gerações futuras”, reforçou a organização.
Esta acção teve o patrocínio do Hidrosource, ao abrigo do programa comunitário INTERREG III.