Mestre virtual no IPB

PUB.

Ter, 10/05/2005 - 14:53


A Universidade Aberta (UA) obrigou uma professora do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) a alterar o curriculum vitae (CV) que a docente disponibiliza numa página pessoal da Internet.

É que, durante alguns meses, o CV on-line de Helena Chrystello, professora do Departamento de Francês da Escola Superior de Educação de Bragança (ESEB), referia um Mestrado em Relações Interculturais pela UA, antes da respectiva tese ter sido discutida.
A situação foi detectada na sequência duma pesquisa efectuada pelo Jornal NORDESTE ao site da docente, que exerce funções naquele estabelecimento desde Setembro de 2002.
Ao que foi possível apurar, o facto de Helena Chrystello incluir o Mestrado no curriculum antes do tempo levou a UA a informar a ESEB da situação e a exigir a alteração do site da Internet.
A questão foi levantada em Novembro passado, quando o Jornal NORDESTE efectuou um pedido de esclarecimento à UA, baseando-se no Mestrado em Relações Interculturais pela UA (2001-2003) que constava do CV de Helena Chrystello.
Fonte da UA revelou que a informação que constava do site “era falsa”, pois a tese de Mestrado da docente em causa “foi entregue no final do ano passado e só será discutida durante este mês”.

Universidade alerta IPB

Confrontada com a situação, a UA alertou a ESEB para o sucedido. Os resultados não se fizeram esperar. “Talvez alertada pelos responsáveis da Escola Superior de Educação de Bragança, a Drª. Helena Chrystello alterou a informação que constava do site”, acrescentou a mesma fonte da UA.
Mas, passados alguns meses, o Mestrado voltou a constar do CV on-line da docente até ao passado dia 26 de Abril, altura em que o Jornal NORDESTE começou a elaborar uma peça sobre o assunto.
Nesse dia, Helena Chrystello foi confrontada com a situação e, passadas escassas horas, substituiu “Mestrado em Relações Interculturais, UA, Universidade Aberta (2001-2003)” por “Mestranda em Relações Interculturais, UA, Universidade Aberta (2001-2003)”.
Mas, as alterações não se ficaram por aqui. Mais recentemente, a palavra “Mestranda” foi banida e substituída por Especialização em Relações Interculturais, do Mestrado em Relações Interculturais, UA, Universidade Aberta, Porto (2001-2003). Actualmente, é esta a informação disponível em http://oz.com.sapo.pt/

Docente desvaloriza

Aos olhos da UA, estas informações correspondem à verdade. Segundo fonte daquela Universidade, Helena Chrystello é licenciada em Ensino (Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Franceses e Portugueses).
Como a docente obteve, em Julho de 2002, aprovação em todas as disciplinas que constituem a parte curricular do Mestrado em Relações Interculturais, foi-lhe atribuído o Diploma de Especialização em Relações Interculturais pela UA, com a classificação de Bom.
O próximo passo é a defesa da tese, que deverá acontecer durante este mês.
Questionada acerca das informações incorrectas que constavam da sua página pessoal, Helena Chrystello desvalorizou a situação e remeteu o caso para os orientadores do Mestrado, que prestam serviço na UA-Porto.