Médicos debatem envelhecimento com saúde

PUB.

Ter, 24/05/2005 - 15:15


A partir do próximo mês de Julho, começará a funcionar, no Centro de Saúde de Vinhais, o serviço de Telemedicina, que engloba as áreas de Telepsiquiatria, Teledermatologia e Teleradiologia.

A instalação deste serviço surge no âmbito do projecto Caleno, que está já em curso na unidade de saúde, tendo já sido feitas consultas experimentais de Psiquiatria e Dermatologia com os hospitais de Bragança e Vila Real.
A informação foi avançada durante o XXI Encontro Transmontano de Clínica Geral, que decorreu, pela primeira vez, na vila transmontana, entre a passada quinta-feira e sábado.
Durante três dias, Vinhais recebeu uma das mais importantes reuniões de médicos de família do País. A iniciativa, que reuniu mais de 500 clínicos gerais de todo o país e da vizinha Espanha, teve como tema central "Envelhecer com saúde em Trás-os-Montes".
Numa das regiões mais envelhecidas do país, este tema serviu como ponto de partida para a discussão em torno das doenças crónico degenerativas, como a osteoporose, a diabetes mellitus, as doenças cardiovasculares e a doença pulmonar obstrutiva crónica. Trata-se de doenças que, segundo a organização do evento, "representam um impacto marcante na morbilidade e mortalidade da nossa população, em particular numa região tão envelhecida como a de Trás-os-Montes".

Vídeo-conferência testada

A organização e o funcionamento dos serviços de Saúde foram outros dos temas abordados neste encontro.
Durante o evento foi testada a utilização da vídeo-conferência nas unidades clínicas, através da transmissão de sessões científicas de um auditório para outro.
O Encontro Transmontano de Clínica Geral realiza-se anualmente nos centros de Saúde dos distritos de Bragança e Vila Real e foi organizado, pela primeira vez, pela unidade de Saúde de Vinhais.
A sessão de abertura do evento foi presidida pelo presidente da Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN).
No Pavilhão Multiusos da vila decorreu uma feira de produtos da terra e artesanato, que permitiu aos visitantes adquirir diversas especialidades gastronómicas do concelho, em especial o fumeiro. Noutro sector, os stands de diversos laboratórios encarregavam-se de divulgar as últimas novidades da indústria farmacêutica.