Maus cheiros com dias contados

PUB.

Ter, 05/07/2005 - 16:36


As obras de ampliação efectuadas na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Bragança já estão na fase final e vão entrar em funcionamento nos próximos dois meses.

Para além do aumento dos depósitos de tratamento de esgotos, devido à ampliação da rede de drenagem, também foi elaborado um projecto de adequação dos equipamentos tecnológicos às circunstâncias actuais de degradação ambiental.
Segundo o presidente da empresa Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, Tentúgal Valente, o novo equipamento vai resolver o problema dos maus cheiros, que incomodavam alguns habitantes de determinadas zonas da cidade.
Na óptica do presidente da Câmara Municipal de Bragança (CMB), Jorge Nunes, os maus odores já foram atenuados com a utilização do cloreto de ferro, que tem começou a ser feita há cerca de dois anos.

Rede de drenagem ampliada

Com as obras de ampliação, que vão custar 4,5 milhões euros, a autarquia pretende reduzir ainda mais este problema. “Com a entrada em funcionamento do novo equipamento de tratamento de lamas em espaço fechado e com o sistema da desodorização do ar, os maus odores vão acabar”, garante o edil bragançano.
A rede de drenagem também está a ser aumentada, visto que a ETAR de Bragança vai receber esgotos de mais sete aldeias, situadas na bacia do rio Fervença, a montante da cidade de Bragança.
Após o alargamento da rede de drenagem, a ETAR vai receber esgotos e resíduos de Bragança, Nogueira, Gostei, Castro de Avelãs, Formil, Castanheira, Lagomar e Donai.
Neste momento, já existem cerca de 14,6 quilómetros de emissários e seis espaços elevatórios concluídos, ao passo que os restantes processos de saneamento encontram-se em fase de conclusão.
Quanto às descargas que podem ocorrer temporariamente no rio Fervença, o presidente da CMB afirma que “respeitam todas as exigências regulamentadas na legislação comunitária”.