Marcos da história relembrados pela Ulgusello

PUB.

Ter, 31/05/2005 - 16:53


As obras literárias que descrevem as origens e os marcos históricos que caracterizam o concelho de Vimioso estão expostas no Centro Cultural e Paroquial de Argoselo.

Esta exposição, subordinada ao tema”Vimioso”, foi promovida pela associação Ulgusello, Cultura e Património de Argoselo, que efectuou um trabalho de pesquisa bibliográfico para reunir todas as obras alusivas à aldeia de Argoselo e, também, ao concelho de Vimioso.
Desde o século XVIII até à actualidade, são 67 as obras que falam das tradições e das vivências das gentes de Vimioso. No entanto, a preciosidade de algumas obras impossibilitou a presença de alguns livros nesta exposição.
Segundo o membro da direcção da associação Ulgusello, Cultura e Património de Argoselo, Carlos Prada, há obras que são consideradas peças valiosas, pelo que foram fotografadas para poderem marcar presença na exposição.
Entre as relíquias que caracterizam a geografia, a história, mas também os usos e costumes de quem vive no concelho de Vimioso, encontram-se as obras do século XVII: “A geografia histórica” de Luíz Caetano Lima, a “Corografia Portugueza” da autoria do padre António Carvalho da Costa e a Sentença relativa à comenda de Algozo.
Carlos Prada conta, ainda, que houve obras relativas ao concelho que a associação não conseguiu localizar nas bibliotecas da região.
“Não conseguimos ter aqui um auto da Terra, da autoria de Pedro Armando Lopes e uma notícia geográfica de Argoselo”, acrescentou o responsável.
Para evitar que estas obras se percam, a associação de Argoselo vai pedir uma reedição das mesmas, para colocar na biblioteca da vila.
“Existe uma obra que é muito importante para a vila, intitulada “Cantares da Minha Terra”, que vai ser reeditada até ao final de Agosto”, acrescentou Carlos Prada.
Esta exposição vai estar patente ao público até domingo.