Mar de gente em Alcanices

PUB.

Ter, 28/06/2005 - 18:28


O Parque de Feiras e Exposições de Alcanices, em Espanha, acolheu, anteontem, mais um Picnicão, a tradicional festa que reúne todos os membros da “família” do Tio João.

Milhares de portugueses e espanhóis reuniram-se na festa “mor” da família, para passarem um dia diferente, onde o convívio e alegria tomaram conta dos fãs do Tio João.
Esta figura típica do Nordeste Transmontano, encarnada por Nicolau Sernadela há cerca de 16 anos, enche de alegria a casa de muitos transmontanos, que não perdem o programa do Tio João, logo pela manhã, na RBA.
Para proporcionar aos seus ouvintes dias de festa inesquecíveis, o Tio João desloca-se pelo Norte de Portugal onde, para além de conhecer os seus fãs, proporciona aos admiradores muito convívio e muita alegria.
O Picnicão é a festa anual que junta um maior número de pessoas, que ficam fascinadas com a “magia” do Tio João.
O Jornal NORDESTE deslocou-se a Alcanices, para conhecer os motivos que arrastam milhares de pessoas a esta festa.

Convívio e animação
fascina visitantes

No meio da festa e da animação proporcionadas por artistas da música tradicional portuguesa, encontramos um habitante de Bragança, que enalteceu esta iniciativa pelo seu carácter festivo. “O Picnicão representa a alegria de um povo humilde, que gosta de festas e, sobretudo, do convívio”, salienta o Sr. Lázaro.
Maria Alice Pinto tem 71 anos e é mais uma fã do Tio João. Esta habitante de Cidões, no concelho de Vinhais, dá os parabéns ao Tio João por ter organizado o Picnicão num parque, onde há condições para passar um dia de lazer.
Para esta septuagenária “o Picnicão é uma boa forma de se trocarem saberes populares e, também, é uma boa oportunidade para se fazer amigos”.

Mais novos seguem
os passos da “família”

Esta festa é um autêntico fenómeno. Milhares de pessoas levam o seu farnel, para passarem um dia dedicado ao convívio e à animação.
O protagonista da festa, Nicolau Sernadela, confessa que os seus ouvintes são, maioritariamente, pessoas mais idosas que vivem no Mundo Rural. Contudo, as gerações mais novas acabam por acompanhar os seus familiares, o que torna o Picnicão um convívio inter-geracional.
Esta realidade foi testemunhada por Filipa, de seis anos, que acompanhou a avó, pela primeira vez, à festa do Tio João.
Por sua vez, a Mariana, de 13 anos, confessa que é a segunda vez que vai a uma festa do Tio João, uma “figura engraçada”, que anima o dia-a-dia de muitas pessoas.
Os fãs do Tio João não param de aumentar. Para além dos ouvintes dos distritos do Norte de Portugal, esta figura característica da Rádio Bragançana já conquistou os corações das gentes de Aliste e da Puebla de Sanábria, na vizinha Espanha.