Manuel Freire em Bragança

PUB.

Ter, 19/04/2005 - 18:19


O Teatro Municipal de Bragança vai receber Manuel Freire, um homem que lutou sempre pela Liberdade, para comemorar o dia 25 de Abril.

A iniciativa, organizada pelo Sindicato dos Professores do Norte, tem como objectivo assinalar o 31º aniversário da Revolução dos Cravos, ao som da voz de quem viveu este dia com muita alegria e emoção.
Manuel Freire nasceu num dia 25 de Abril e viveu intensamente os movimentos políticos que se seguiram à Revolução dos Cravos.
Depois de ter completado os estudos no ensino secundário, ainda frequentou engenharia em Coimbra e no Porto, no entanto, a crise académica de 1962 e a descoberta do talento José Afonso levaram Manuel Freire a subir ao palco, para cantar aquilo que lhe ia na alma.

Uma vida dedicada à música

O artista percorreu meio mundo a cantar em diversos palcos, mas foi em 1999 que decidiu abandonar a sua actividade para se dedicar à música a tempo inteiro.
Entre as suas participações em movimentos políticos destaca-se o envolvimento activo na campanha eleitoral de Humberto Delgado, em 1958, e a participação na organização dos congressos republicanos de Aveiro em 1969 e 1973.
Manuel Freire foi, ainda, distinguido com a Ordem da Liberdade, em 1995. Nos seus inúmeros trabalhos importa salientar o CD comemorativo dos 25 anos do 25 de Abril, onde o autor interpreta poemas de José Saramago.
Actualmente, para além de presidir à Sociedade Portuguesa de Autores, o artista continua a sua escalada pelos palcos e como costuma dizer “ continua a compor, a cantar e a actuar onde as suas canções possam ter alguma utilidade”.