MACEDO não deixa sair água do Azibo

PUB.

Ter, 12/04/2005 - 17:21


A Assembleia Municipal de Macedo de Cavaleiros (AMMC) repudia o transporte de água da albufeira do Azibo para Bragança.

Durante a sessão da AMMC da passada quinta-feira, o edil macedense, Beraldino Pinto, deixou claro que vai interpor uma providência cautelar para barrar a construção de uma conduta, com o objectivo de levar água do Azibo para abastecer a capital de distrito.
O transporte de água desde a albufeira até Bragança, através de condutas com cerca de 25 quilómetros, é uma das alternativas apresentadas à construção da barragem das Veiguinhas, em pleno Parque Natural de Montesinho.
No entanto, o município de Macedo de Cavaleiros não concorda com esta solução, apresentada pela Comissão de Acompanhamento do processo Veiguinhas, estando já a recolher todos os elementos técnicos e jurídicos necessários para “argumentar contra os estudos apresentados”.
Segundo Beraldino Pinto, o abastecimento de água a Bragança deve ser feito através de outras alternativas. “Sabemos que no Norte do distrito há boas soluções para abastecer o concelho de Bragança. A barragem das Veiguinhas seria uma excelente solução. O Azibo nunca poderá ser a melhor opção”, constatou o autarca.

Azibo é a “pior” alternativa

Nesta reunião, todos os deputados municipais estiveram de acordo, ao considerarem que a solução do Azibo é a “pior” e que é uma alternativa que, para além de ter custos económicos elevados, vai prejudicar o turismo praticado naquela área.
“Apesar de todos os estudos e pareceres apresentados, continuamos a achar que é impensável, pelos custos económicos, sociais e porque toda a estratégia deve passar por construir o maior número possível de recolhas de água e não esgotar os recursos que já existem”, realça Beraldino Pinto.
O autarca refere, ainda, que a diminuição dos caudais pode pôr em causa a valorização turística da paisagem protegida que envolve a albufeira.
Apesar desta zona não ter um aproveitamento total a nível do turismo, o edil macedense salienta que é uma zona com um enorme potencial. “ Nas aldeias envolventes do Azibo, que integram a paisagem protegida, foi feito um esforço de reabilitação, que já começa a fazer efeito na área do turismo de habitação e rural e na valorização dos produtos da terra”, acrescentou Beraldino Pinto.

“Veiguinhas é a melhor solução”

Apesar do transporte de água do Azibo ser uma solução transitória e dos estudos indicarem que a redução do caudal representa apenas 30 centímetros na cota habitual, o presidente da CMMC entende que “independentemente do nível de abaixamento, há muitos outros factores a acrescer e, portanto, não é a melhor solução para Bragança”.
A Assembleia Municipal extraordinária contou, também, com a presença do presidente da empresa Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, Tentúgal de Oliveira, que apontou a construção da barragem das Veiguinhas como a melhor solução para o abastecimento de água a Bragança.
“Estou convencido que, com as dificuldades que o País está a atravessar resultantes do período de seca, a construção da barragem da barragem das Veiguinhas é inevitável”, mencionou o presidente da empresa.
O responsável salientou, ainda, que acredita na retoma do processo Veiguinhas, dentro de todos os parâmetros de legislação ambiental.