MACEDO mostra instituições

PUB.

Ter, 03/05/2005 - 17:30


O concelho de Macedo de Cavaleiros mostrou, no passado fim-de-semana, a sua capacidade de resposta nas áreas da Saúde, Emprego, Solidariedade e Animação.

Estas foram as linhas de força da segunda edição da “Macedo Mostra”, um certame que reuniu 70 expositores de instituições que actuam naquelas quatro áreas sociais.
A mostra realiza-se de dois em dois anos para dar a conhecer instituições de ensino superior, saídas profissionais, unidades de saúde, associações juvenis, instituições de solidariedade social, associações de desenvolvimento, empresas de inserção, entre outras organizações que actuam nas causas sociais.
Este ano, uma das instituições em destaque foi a CERCIMAC, uma associação de apoio à deficiência que está a dar os primeiros passos na região. A instituição tem vindo a contar com o apoio da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros (CMMC), dado que no concelho não existia nenhum organismo para dar resposta nesta área. “É uma das apostas grandes porque o município não tinha nenhuma instituição para apoiar os cidadãos com deficiência”, explicou o presidente da CMMC, Beraldino Pinto.
Além das instituições do município, a edição deste ano contou com organismos de outras zonas do País, como é o caso os núcleos de Viana do Castelo, Vila Nova de Gaia, Vila Real e Castelo Branco da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Diminuído Mental. “São instituições que têm colaborado com o município e não é de estranhar que estejam aqui, porque essa área, que muito preocupa as pessoas, tem merecido uma atenção especial da Câmara Municipal”, acrescentou o edil.
A par da mostra, o programa contou com um programa de animação recheado de actividades musicais, teatro, magia, desportos radicais, seminários, conversas de café, pintura, ciência e feira do livro.
Segundo Beraldino Pinto, “o objectivo é promover o trabalho de grupo entre os agentes que actuam em diferentes causas da área social”.