Luís Costa vence em Murça

PUB.

Ter, 14/06/2005 - 15:45


Decorreu em Murça o Rali TT Selenis Serras do Norte, quarta jornada do Campeonato Nacional de Todo o Terreno, utilizando para o efeito os rápidos estradões Transmontanos num total de 216 km.

Luís e Carlos Costa em Toyota Land Cruiser venceram pela primeira vez um rali tt que foi disputado em ritmo de sprint, dominando os acontecimentos desde praticamente o início da prova, tendo vencendo ainda as duas especiais, que compunham o percurso.
O piloto da Repsol Moletto Sport Team iniciou a prova ao ataque, tendo vencido a especial de abertura, e chegando à neutralização a Murça com 7 segundos de vantagem sobre o BMW de Miguel Barbosa, o mais rápido no prólogo de ontem. No terceiro posto estava Hélder Oliveira na Navara, que somava uma diferença de 56 segundos para o líder. Este piloto acabou por se atrasar irremediavelmente, quando capotou a Nissan no segundo sector selectivo.
Luís Costa parte claramente ao ataque para a segunda especial, e facilmente ganhou cerca de um minuto a Barbosa, passando a controlar a prova.
Partindo para a derradeira especial com uma pressão errada nos pneus, o piloto do BMW acabou por terminar no segundo posto, sendo este um bom resultado para o Campeonato que passou a liderar.
No último lugar do pódio terminou Nuno Inocêncio em Mitsubishi, que viu a sua prova prejudicada pelo pó do concorrente que seguia à sua frente.
Destaque ainda para Filipe Campos, que liderava o Campeonato antes desta etapa, em que um problema com a direcção da Nissan Navara durante o prólogo, obrigou-o a penalizar 16 minutos, caindo para os últimos lugares, optando por não alinhar para o percurso selectivo.
No Grupo T2 Francisco Esperto em Nissan Navara dominou grande parte da prova, mas no final, acabou por ser desclassificado por irregularidades nos discos de travão, sendo declarado vencedor, o Mercedes de José Dinis Lucas.
Nuno Pires foi também um justo vencedor do Troféu Tomaz Mello Breyner by Nissan, dominando a tabela classificativa desde o prólogo, terminando com mais de quatro minutos de vantagem sobre Rui Benedi, que furou a cerca de 10 km do final da prova, e não parando para trocar a roda.