LAGARELHOS reactiva Associação Recreativa

PUB.

Ter, 28/06/2005 - 18:22


A delegação de Bragança do INATEL e a Associação Recreativa e Cultural de Lagarelhos (ARCL) uniram esforços para organizar uma tarde diferente naquela aldeia do concelho de Vinhais.

Antecipando a tradicional Festa de S. Pedro, que decorre amanhã, a população de Lagarelhos pôde assistir às actuações do Coral Brigantino, Rancho Folclórico da Mãe d´Água e Grupo de Pauliteiros de Sobreiró de Baixo.
À sombra de diversos castanheiros, entre os quais a centenária “Castanheira”, dois dos grupos desfilaram num palco montado junto à Casa do Povo, enquanto o Coral Brigantino actuou no interior do centro de convívio. A poucos metros dali, um grupo de homens da aldeia entretinha-se com o Jogo do Galo, uma disputa algo semelhante ao jogo do Fito, mas com características muito próprias (ver caixa).
O presidente da Assembleia-Geral da ARCL, Pedro Padrão, explicou que estas actividades marcam a reactivação da colectividade, que elegeu novos órgãos sociais há pouco mais de um mês.
“Um grupo de jovens aqui da aldeia pegou, novamente, na Associação e decidiu antecipar as Festas de S. Pedro com estas danças e cantares”, explicou o responsável.
Recorde-se que a ARCL foi criada em 1983 e funcionou até 1986, encontrando-se algo estagnada desde esse ano. “Funcionava a Comissão de Festas, mas pouco mais”, explica Pedro Padrão.

Mais actividades na forja

O encontro de danças e cantares mereceu a receptividade da população, pelo que a colectividade pretende organizar mais actividades do género. “Temos um bom salão, com palco e bar, e queremos animar a aldeia, envolvendo a comunidade com iniciativas capazes de agradar a pessoas de todas as idades”, adiantou o dirigente.
Da parte do INATEL há disponibilidade para apoiar novas acções no mundo rural. “É de todo o interesse animar as populações locais e juntar pessoas das comunidades vizinhas, contribuindo para divulgar os grupos que são nossos associados”, explicou o delegado distrital do INATEL, Luís Ferreira.
A preservação das tradições é outro dos objectivos da instituição, quando apoia este tipo de iniciativas. “O INATEL serve para isso mesmo, para apoiar os seus grupos e pô-los a actuar, numa perspectiva de preservação das raízes populares”, salientou o responsável.
Foi com este espírito que o INATEL custeou as despesas de deslocação dos três grupos que, de forma gratuita, actuaram em Lagarelhos.