Jovens querem fixar-se em Vinhais

PUB.

Ter, 31/05/2005 - 16:31


A Juventude Socialista (JS) organizou, no passado sábado, um jantar de apoio à candidatura de Américo Pereira à Câmara Municipal de Vinhais (CMV).

O encontro começou por ser marcado para um dos restaurantes da vila, mas acabou por se realizar no salão polivalente da Escola Secundária de Vinhais que, mesmo assim, foi pequeno para acolher os mais de 300 jovens presentes.
Num ambiente descontraído e de festa, a juventude vinhaense envergou camisolas onde se podia ler: “Juventude com Garra – Todos por Vinhais”.
Na hora dos discursos, os participantes demonstraram o seu apoio a Américo Pereira, pela “confiança e esperança” que depositam no candidato. “Damos o nosso apoio a quem sempre viveu, investiu e trabalhou no concelho de Vinhais, a quem conhecemos desde sempre e a quem dá garantias de ser um excelente presidente da Câmara”, defendeu Roberto Afonso.
O jovem, contudo, lembrou que o apoio ao candidato rosa “não é um cheque em branco”, pelo que questionou Américo Pereira sobre políticas para promover a fixação dos jovens, representatividade nas listas e participação nos processos de decisão”.
Numa clara indirecta à oposição, os jovens presentes deixaram claro que querem “um presidente e vereadores que vivam no concelho de Vinhais, em vez de candidatos que querem ir para a Câmara à procura duma reforma e que nunca deram nada ao concelho”.
No que toca a Américo Pereira, os discursos foram unânimes em considerar que o candidato “desde sempre que tem tido uma comportamento pessoal, político e profissional que dá garantias aos vinhaenses”.

Jovens terão lugar

Visivelmente emocionado com o apoio manifestado pela JS e pela presença do elevado número de jovens, o cabeça de lista realçou o facto do jantar ter contado com a presença de elementos de todas as freguesias.
Em resposta aos apelos de Roberto Afonso, o candidato à CMV garantiu que vai apostar “numa equipa de excelência, competente e determinada, que não se esquecerá nunca das crianças e jovens, para que todos tenham orgulho em ser de Vinhais”.
Recorde-se que o PS conta com Armando Vara como cabeça de lista à Assembleia Municipal. No que toca à CMV, o médico Rui Amaral avançará ao lado de Américo Pereira, ao que tudo indica no segundo lugar da lista.
No jantar de sábado, o candidato garantiu que “haverá um número significativo de jovens nas listas à Câmara e à Assembleia Municipal. “Jovens competentes, com garra e disponíveis para trabalhar por amor à sua terra é algo que tem de ser acarinhado”, salientou Américo Pereira, acrescentando que “Vinhais não se pode dar ao luxo de desprezar o trabalho de jovens quadros”.
No decorrer do repasto, o cabeça de lista fez saber quais serão as suas linhas de actuação enquanto presidente da Câmara. “Há que tomar as decisões que têm que ser tomadas e apostar num trabalho rigoroso e responsável”, garantiu o candidato.