Jovens bombeiros recebem formação

PUB.

Ter, 03/05/2005 - 17:29


Os Bombeiros Voluntários de Mogadouro (BVM) são os primeiros, no distrito de Bragança, a ter nas suas fileiras uma escola para formação de bombeiros com idades a partir dos 10 anos de idade.

Para ingressarem nos BVM, cerca de 16 jovens vão receber formação para se tornarem verdadeiros Soldados da Paz.
Apesar deste curso ser recente, a maior parte dos miúdos já se sente “motivado” para o desempenho das missões, que no futuro lhes venham a ser confiadas.
Segundo o comandante dos BVM, António Azevedo, “o objectivo desta escola é criar nos jovens a vontade de um dia se tornarem bombeiros competentes e bem formados, já que é de pequenino que torce o pepino”.
Em paralelo com esta formação decorre, ainda, uma outra recruta em Castro Vicente, com cerca de 20 elementos oriundos desta freguesia, uma das mais afastadas da sede de concelho e com ligações difíceis através de estradas sinuosas, o que atrasa a operacionalidade dos bombeiros.

Encurtar distâncias

Os novos recrutas terão a missão de actuar em primeira intervenção, em caso de sinistro.
Para além da formatura, vão, ainda, estar estacionados na localidade três viaturas de socorro, entre as quais se encontra uma viatura de emergência Pré – Hospitalar.
“Apesar dos meios disponibilizados o grupo de trabalho não é uma secção destacada, mas sim um grupo avançado do corpo de bombeiros de Mogadouro”, frisam os responsáveis.
Entretanto, os jovens aderem aos bombeiros e por vezes as expectativas dos responsáveis são superadas, já que há um número significativo de rapazes e raparigas a entrar para a corporação.
Recorde-se que, recentemente, o quartel dos BVM foi alvo de uma intervenção de fundo, para adaptar o imóvel às necessidades diárias para do corpo activo.
No distrito, são as corporações de bombeiros de Mogadouro, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Bragança que têm tido uma adesão significativa de novos voluntários, entre os 15 corpos de bombeiros existentes.