ISLA debate Erasmus

PUB.

Ter, 21/06/2005 - 15:02


No âmbito do Programa SOCRATES/ERASMUS, do qual o ISLA-Bragança é parceiro desde 1994/1995, a instituição foi palco duma reunião de trabalho relativa ao acompanhamento dos procedimentos e atribuição de créditos europeus, ao abrigo do Sistema ECTS (European Credit Transfer System).

Trata-se de um processo de que a instituição é pioneira na região transmontana, alargado a todos os cursos ministrados e às diferentes disciplinas que fazem parte do seu elenco curricular.
A reunião, realizada nos dias 6 e 7 de Junho, contou com a presença de Raphaela Averkorn, professora do Departamento de História da Universidade de Hannover (Alemanha) e de George Francis, professor do Departamento de Química da Universidade de Bergen (Noruega), por parte da Comissão Europeia.
O ISLA-Bragança fez-se representar por Maria da Graça Martins (Directora Académica), António Godinho e Carlos Pires, Coordenadores Científicos das licenciaturas em Informática de Gestão e Psicologia, respectivamente, por Filipe de Campos (Coodenador Institucional SOCRATES/ERASMUS) e Marisa Teixeira (Assistente do Departamento de Relações Internacionais).

Bolonha na mira

Da agenda de trabalhos constou o contacto com alunos ERASMUS em período de estudos na instituição, na apreciação dos procedimentos desenvolvidos e dos mecanismos de atribuição de créditos e equivalências. A definição de créditos em função de tarefas extra-curriculares, tais como as horas de estudo, o trabalho de investigação e a pesquisa em bibliotecas e da operacionalização na conversão de diferentes sistemas de classificação baseados nos diferentes sistemas educativos da Europa, foram outros assuntos da agenda.
O mesmo modo foi proposto pelos Conselheiros à candidatura do ISLA-Bragança ao ECTS Label, selo de garantia dos cursos ministrados, para o qual a instituição já tem grande parte do processo concluído.
Tais procedimentos consubstanciam a aproximação do ISLA-Bragança ao “Processo de Bolonha”, que visa a harmonização dos sistemas de classificação, atribuição de créditos e da atribuição de diplomas no espaço europeu, situação que se deverá desenrolar a partir de 2007.