Incêndio destrói palha

PUB.

Ter, 21/06/2005 - 15:40


Um incêndio consumiu cerca de vinte fardos de palha que eram transportados em dois atrelados de tractor que circulavam na estrada de Gostei, nas proximidades daquela aldeia do concelho de Bragança.

Tudo aconteceu cerca das 17 horas do passado sábado, quando as chamas deflagram num dos atrelados, possivelmente devido a faúlhas saídas do tubo de escape de um dos tractores. O fogo propagou-se rapidamente ao reboque que seguia atrás, levando um popular a chamar os Bombeiros Voluntários de Bragança (BVB).
O alerta foi dado às 17:03 horas, altura em que os BVB colocaram no terreno três carros e 18 homens.
Os soldados da paz controlaram as chamas rapidamente, mas o trânsito esteve condicionado durante alguns minutos, dado que as operações de remoção dos fardos e rescaldo foram mais demoradas.
“Depois de começar a arder é difícil apagar um incêndio deste género, pois é preciso separar e desfazer os fardos para extinguir o incêndio totalmente”, explicou o comandante dos BVB.
A carga pertencia a um agricultor da Quinta da Gargantinha, que se vê a braços com prejuízos na ordem dos 1.500 euros. É que para além dos vinte fardos de palha, um dos atrelados de tractor, com caixa de madeira, foi totalmente consumido pelas chamas. O segundo reboque, feito em ferro, não sofreu qualquer dano.